Levantamento revela o que jovens pensam sobre a escola

Estrutura é mal avaliada, mas estudantes consideram o ambiente favorável para aprender

POR:

Em meio à discussão sobre a reforma do Ensino Médio, o Porvir e a Rede Conhecimento Social lançaram a pesquisa Nossa Escola em Reconstrução, que mostra a opinião de jovens de 13 a 21 anos sobre o local em que estudam. De modo geral, os dois grandes enfoques do levantamento mostram uma contradição. Ao avaliar a instituição, os estudantes têm uma visão crítica. No entanto, quando precisam falar sobre a escola, mostram uma relação mais afetiva e compreensiva com ela.

Ao todo, 132 mil respostas foram obtidas. 85,4% dos participantes são do Sudeste e 86% de escolas públicas. Analisando a estrutura, apenas um em cada dez jovens se diz satisfeito com as aulas e com os materiais; oito em cada dez opinam que as relações deles com a equipe escolar e com os colegas precisa melhorar; e 50% afirma que o prédio e a estrutura são inadequados. No entanto, 70% dos jovens gostam de estudar onde estão; 62% consideram o ambiente favorável para aprender; 72% dizem aprender coisas úteis para sua vida; e 50% considera que é ouvido e que as decisões são democráticas.  

Uma das inovações da pesquisa é que os jovens foram envolvidos em todas as etapas do processo, desde a definição do questionário até a análise dos dados. Para ter acesso à íntegra do material, acesse o site do Porvir.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias