Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu

13 livros sobre Educação indicados pelos leitores de NOVA ESCOLA

Emilia Ferreiro, Doug Lemov e Paulo Freire foram alguns dos autores citados pelos professores como os indispensáveis em suas carreiras

por:
RS
Renan Borges Simão
Crédito: Pexels/Pixabay

Qual é o livro de Educação mais importante para sua carreira? Em março, o repórter Renan Simão provocou os participantes do grupo “Leitores de NOVA ESCOLA”, no Facebook, com esse questionamento. Educadores de todo o país se manifestaram sugerindo obras que, muito além da formação profissional, influenciaram emocionalmente a trajetória deles.

A lista a seguir, com as 13 principais indicações dos leitores, surpreende pela diversidade das escolhas, sem deixar de lado os clássicos da literatura pedagógica. Conheça os títulos e o porquê de eles terem sido recomendados:

1. Educação Ambiental: Princípios e Práticas, de Genebaldo Freire Dias
"É uma das maiores referências em Educação Ambiental, um clássico que reúne todas as informações e indicações essenciais sobre a temática. A obra possibilita ao leitor o entendimento sobre a necessidade de sensibilização e compreensão do nosso papel nesse mundo, não apenas enquanto sociedade, mas enquanto ser vivo e parte de todo um sistema natural de vida."
Indicação de Everton Viesba-Garcia
2. Amor Literário – 10 Inteligentes Roteiros para Você Viajar pela Cultura Letrada, de Luzia de Maria
"O livro desta doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) mostra as possibilidades de transformação que a literatura tem na vida do ser humano."
Indicação de Fátima Filippo
3. Alfabetização e Letramento – Conceitos e Relações, de Carmi Ferraz Santos e Márcia Mendonça (orgs.)
"É um dos livros que tenho ao meu lado já faz um tempinho. Traz grandes contribuições para o meu trabalho. Na obra, diversos autores se reuniram para apresentar os conceitos de alfabetização, buscando estabelecer sua relação com o processo de escolarização."
Indicação de Rozineide Santos

4. Pedagogia do Oprimido
, de Paulo Freire
"Considero uma obra revolucionária à luz de uma época e, ao mesmo tempo, atualíssima. Sempre a utilizo como um referencial teórico capaz de iluminar a formação de sujeitos humanos. É uma importante ferramenta para a crítica social. A parte que mais acho interessante é a correlação entre opressor e oprimido."
Indicação de Jucelina Ribeiro Guanais
5. Interações: Onde Está a Arte na Infância?, de Stela Barbieri
"Considerei o livro bem interessante na minha pesquisa teórica para o trabalho de conclusão de curso (TCC). Tem uma didática simples de entender."
Indicação de Mariana Matioli
6. Psicogênese da Língua Escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
"O livro mostra as observações que as autoras fizeram ao longo de suas pesquisas sobre o processo da escrita com crianças em idade pré-escolar. Indispensável para quem está começando atuar ou já atua na Educação."
Indicação de Claudia Freire
7. Aula Nota 10: 49 Técnicas Para Ser Um Professor Campeão de Audiência, de Doug Lemov
"Uso bastante no dia a dia. Indico principalmente para professores iniciantes."
Indicação de Delma Pacheco
8. Ensinar: Tarefa para Profissionais, de Beatriz Cardoso, Delia Lerner, Neide Nogueira e Tereza Perez (orgs.)
"Um livro bárbaro que demonstra o quanto a formação contínua é essencial e que estamos anos-luz do ideal. Apresenta estratégias de trabalho na alfabetização que unem a teoria à prática. Recomendo!"
Indicação de Maria Inês Marinho Marques
9. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer?, de Maria Teresa Eglér Mantoan
"Todos os trabalhos dela são de leitura prática e muito simples. Sempre visando à inclusão escolar."
Indicação de Ana Paula Lopes
10. Problemas de Aprendizagem, de Elisabete da Assunção José e Maria Teresa Coelho
"O livro me ajudou bastante quando estava lecionando. Nele, encontramos os elementos básicos para distinguir e lidar com os vários tipos de distúrbios que podem interferir no processo de aprendizagem dos nossos alunos."
Indicação de Josenilde Ferreira
11. Ensinando Inteligência, de Pierluigi Piazzi
"Encontrei nesse autor um bom argumento para alunos estudarem os temas de classe no mesmo dia da aula, bem como a importância das tarefas de casa. Maravilhoso! Indico os livros mais direcionados para o Ensino Fundamental."
Indicação de Talitta Marchioro
12. A Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire
"Conta sua experiência com uma turma de Educação Infantil. É show de bola."
Indicação de Adri Lopes
13. Alfabetização: A Questão de Métodos, de Magda Soares
"Estou lendo neste momento e estou gostando muito. O livro mostra os caminhos que a criança percorre e como podemos mediar esses caminhos."
Indicação de Cláudia Simões Nunes

E aí, gostou das recomendações? Sentiu falta de algum título? Deixe seu comentário abaixo ou contribua para a discussão no grupo "Leitores de NOVA ESCOLA"! Se você ainda não faz parte do grupo, solicite sua participação!

ANÚNCIO
LEIA MAIS