Apresentado por:
null

No papel, o filho já cresceu e a mãe virou criança

Até 10 de outubro, maratona de desenho estimula contato entre as famílias e a escola

POR:

As crianças pequenas desenham, desenham e desenham. Brincam de seu faz de conta ao reproduzir detalhes de cenas, inventando jeitos de viver, colorindo até o que parece sem graça e construindo uma percepção sobre o que está ao redor. Retratam o que é triste, mas também criam um novo mundo cheio de possibilidades.

Para estimular o olhar sempre curioso e valorizar os registros dos pequenos, a Faber-Castell promove a 2a Maratona Cultural de Desenhos até 10 de outubro com o tema Desenhar na Infância Inspira o Futuro. A proposta é a seguinte: a criança desenha um dos pais ou responsáveis quando tinha a sua idade e o adulto desenha como imagina que será a criança mais velha. É possível explorar tinta, canetinha hidrográfica, giz de cera, ecolápis de cor, ecolápis grafite ou outro material, sem restrição de técnicas (saiba, no quadro abaixo, como a escola pode participar). Não há escolha de vencedores, porque o valorizado é o momento em conjunto, o olhar entre pais e filhos, a troca entre eles com sensibilidade e diferentes pontos de vista.

Essa é também uma oportunidade de os educadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental promoverem propostas artísticas, criando um contexto favorável à participação dos pequenos na Maratona Cultural de Desenhos (veja plano de aula clicando aqui ou, se for gestor escolar, leia o Projeto Institucional).

Participe! Veja como famílias e escola podem construir uma parceria com alegria – e muitas cores.

 

Olhar atento para o registro

A primeira edição da Maratona de Desenhos, realizada em 2014, teve mais de 105 mil alunos participantes de 635 escolas. Para participar da edição deste ano, veja quais passos seguir:

  • Escreva para programa.escolar@faber-castell.com.br e faça a inscrição de sua escola. No e-mail devem constar o nome e site da escola, endereço completo, telefone com DDD, nome e e-mail de contato e número de alunos participantes. Outra opção é fazer a inscrição no site: www.educacao.faber-castell.com.br/maratonadedesenho/como-participar/.
  • Após a confirmação da inscrição, a Faber-Castell envia os papeis timbrados em que devem ser feitos os desenhos (não são aceitas produções em outros suportes);
  • Distribua os papeis para alunos e familiares.
  • As obras prontas devem ser compartilhados até 10 de outubro na Galeria Digital do site www.educacao.faber-castell.com.br ou registradas no aplicativo Pequenos Criativos da Faber-Castell (que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store ou Google Play). No aplicativo, o desenho deve ser cadastrado no álbum “Maratona” para que ele seja visto e compartilhado.
  • No final do ano, as escolas recebem um diploma de participação na 2ª Maratona Cultural de Desenhos Faber-Castell.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias