Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu
Blog Tecnologia na Educação
NE
NOVA ESCOLA

Conheça um grupo de professores que troca experiências sobre tecnologia

Grupo de Educadores Google da Freguesia do Ó, São Paulo capital. Crédito: acervo pessoal Raquel Ribeiro

Olá, educadores laughing

Vocês já se sentiram perdidos e sem saber como aplicar a tecnologia em suas aulas? Em momentos complicados como esse, nada melhor do que contar com a ajuda de um colega que entenda sobre o assunto, não é mesmo? Pois saiba que há grupos de encontros de educadores criados justamente para o estudo coletivo e trocas de experiências sobre o tema.

Raquel Ribeiro é professora de Língua Inglesa e apaixonada por tecnologia. Não à toa, se tornou consultora e palestrante de Tecnologias Educacionais e inovadora do Google. Ela participa de um Grupo de Educadores Google (GEG) e, abaixo, nos conta como essa experiência auxilia sua prática:

“Os Grupos de Educadores Google são comunidades de educadores que aprendem, compartilham e inspiram uns aos outros para atender às necessidades de alunos e professores por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula. Eles existem em vários países e são organizados pelos Google Innovators (Inovadores Google), professores selecionados devido a sua trajetória de impacto utilizando a tecnologia para potencializar o aprendizado dos alunos ou por professores que são muito engajados e familiarizados com o uso de tecnologia aplicada à Educação.

Participei do GEG da Freguesia do Ó, na capital paulista, que é liderado pelo professor de Matemática Valter Garoli. Lá, já realizamos encontros sobre como utilizar planilhas para realização de pesquisas e importação de dados, como incentivar o trabalho colaborativo entre alunos através da tecnologia, discussões sobre o uso do Google Drive para organização e compartilhamento de arquivos, entre outros assuntos. Além dos encontros presenciais, também há, é claro, muita troca de conteúdo online.

Professores durante encontro do  GEG da Freguesia do Ó. Foto: acervo pessoal Raquel Ribeiro

O legal de participar de um grupo como esse é que nos sentimos à vontade para fazer comentários e perguntas, já que todos são professores. Durante as conversas, surgem ideias de como aplicar a tecnologia em sala de aula, e, com a ajuda do grupo, conseguimos fazer a antecipação de problemas que podem surgir e possíveis soluções para contornar as dificuldades.

Vale muito participar de uma reunião assim pois, além do conhecimento prático e a troca de conhecimento, é uma grande oportunidade de interagir com colegas de diferentes cenários educacionais: da rede pública e da privada, de diferentes disciplinas, etapas e faixas etárias. Todos nós temos o objetivo comum de aprender e se ajudar mutuamente para tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizado através do uso produtivo de ferramentas digitais.

Se um dia você tiver interesse em participar de um desses grupos do Google, recomendo que entre em contato com o líder do GEG mais próximo da sua cidade (clique aqui para encontrá-lo).

E você, participa de algum grupo de troca de experiências sobre tecnologia? Compartilhe conosco como esse grupo se estrutura e o que você debate com os colegas.

Abraço e entusiasmo para um ano letivo produtivo!

Raquel Ribeiro
@Rach_Gonzaga”

ANÚNCIO
LEIA MAIS
OUTROS BLOGS