Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Família e escola: fortaleça essa relação com a ajuda de aplicativos

POR:
Nairim Bernardo
Crédito: Shutterstock

Cada aluno da turma tem uma agenda. Durante a aula, a professora escreve um recado para cada criança levar aos pais ou anota o aviso no quadro para que os alunos copiem na agenda. Então, é preciso esperar o texto voltar com a assinatura de alguém da família para ter certeza de que foi lido.

Você já parou para pensar que é possível tornar esse processo muito mais prático com a ajuda da tecnologia?

Para ajudá-lo a agilizar essa tarefa, pesquisei sobre como alguns aplicativos e redes sociais podem servir como meio de comunicação entre escola e família. O resultado da pesquisa você vê abaixo.

Dica: antes de escolher alguma das ferramentas, converse com seus gestores e com os responsáveis pelos alunos para definir qual é melhor para todos. Também é importante definir quais conteúdos serão enviados (recados, fotos das aulas e das atividades realizadas pelos alunos, dicas de estudos, acompanhamento das notas) e fazer alguns combinados, como limitar a troca de mensagens somente a assuntos pertinentes à escola. Mantenha o bom senso sempre em primeiro lugar. Além disso, deixe claro que uma comunicação feita com equipamentos eletrônicos não dispensa os responsáveis de comparecer pessoalmente às reuniões.

WhatsApp

Com esse famoso aplicativo de bate-papo para celular, é possível enviar textos, áudios, vídeos, imagens e documentos. Por que não utilizá-lo para que os familiares acompanhem a rotina escolar de seus filhos? Há duas opções para organizar essa comunicação:

  1. Crie um grupo: o professor responsável pela turma cria um grupo de cada turma e adiciona os responsáveis (leia como aqui). Nesse caso, todos terão acesso aos nomes e números de celular dos outros integrantes e podem interagir entre si. Então, é bom perguntar antes se os familiares aceitam compartilhar essas informações.
  2. Lista de transmissão: se você prefere não compartilhar contatos e não abrir espaço para interação no app, essa é a alternativa ideal. Com a criação de uma lista de transmissão (saiba como fazer aqui), você consegue disparar uma mesma mensagem para muitos contatos ao mesmo tempo. No entanto, eles não saberão para quem mais você enviou o recado.

Quer saber mais como utilizar o WhatsApp? Então, leia sobre experiências de outras escolas com o recurso aqui e uma reflexão de Catarina Iavelberg, especialista em Psicologia da Educação, sobre a relação do app com a melhoria da aprendizagem e das relações.

Facebook

Essa rede social já é usada por milhões de pessoas e a tendência é que o número aumente  cada dia mais. Como muita gente já está familiarizada com suas funcionalidades, pode ser uma ótima opção para fortalecer o relacionamento com as famílias.

A dica é criar um grupo privado e adicionar quem se interessar. Num grupo, é possível enviar mensagens e arquivos. Como é preciso se tornar amigo das pessoas na rede para fazer isso, a sugestão é que o professor crie um perfil apenas para assuntos profissionais. Assim, você terá sua vida pessoal menos exposta. Saiba como fazer isso em aqui.

Para saber como a escola pode utilizar o Facebook da melhor maneira, leia essa matéria no NOVA ESCOLA CLUBE. Para acessar, basta realizar um cadastro gratuito.

Além dessas famosas redes sociais, alguns aplicativos foram criados especificamente para ajudar na relação entre escolas e famílias:

Remind

A proposta do aplicativo, que já é usado por um em cada cinco professor nos Estados Unidos, é estimular a comunicação dos pais na vida escolar dos seus filhos. O professor precisa se cadastrar gratuitamente e convidar os familiares a participar. O aplicativo está disponível para sistemas operacionais iOS e Android e também pode ser utilizado pelo computador, no site. É possível enviar lembretes, fotos, documentos, PDFs, mensagens de voz e convites de atividades para um grupo ou individualmente. Os números de telefone não ficam visíveis.

ClassApp

Esse aplicativo é ótimo para quem gosta do máximo de organização. Além dos recados simples, dá para enviar enquetes, relatórios, agenda de reuniões e eventos (com direito a confirmação e lembrete) e autorizações (que podem ser confirmadas com assinaturas digitais). O ponto negativo é que a ferramenta é gratuita apenas para escolas com no máximo 50 alunos. Então, se a sua instituição de ensino é bem pequena, aproveite!

Importante: lembre-se de que nem todas as famílias têm acesso à internet ou querem instalar aplicativos e fazer cadastros em redes sociais. Por isso,  em alguns casos, pode ser necessário continuar enviando os bilhetes de papel para alguns familiares. Garanta que ninguém vai deixar de receber as informações!

E aí, a sua escola já utiliza alguma ferramenta digital para se relacionar com as famílias? Compartilhe sua experiência conosco e outros educadores aqui nos comentários.

Um abraço,
Nairim Bernardo

Tags

Guias

Tags

Guias