Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Apresentado por:
Logo do projeto A Taba

Como escolher os melhores livros para o trabalho com leitura na escola?

Para formar leitores, a qualidade e a variedade dos títulos oferecidos aos alunos é fundamental

Todos os anos, em muitas escolas, a dúvida se repete entre alguns professores: que títulos escolher para o trabalho com a leitura literária? Como encontrar, entre tantos livros disponíveis no mercado, os mais adequados para desenvolver as habilidades leitoras dos alunos?

"Por ano, no Brasil, são lançados milhares de títulos diferentes apenas para o mercado infantil e juvenil. Entre essa vasta produção, fica muito difícil saber o quê e como escolher. Muitos educadores recorrem ao seu repertório de livros conhecidos ou se mantém presos à uma lista que se repete durante vários anos, deixando de inovar e conhecer outras possibilidades para diversificar e conferir ainda mais qualidade ao seu trabalho", afirma Denise Guilherme, criadora da A Taba, empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis.

Se considerarmos ainda que nosso país possui poucas bibliotecas e livrarias e que, em muitas escolas, os acervos são pequenos e desatualizados, geralmente, as únicas fontes de informação para escolha do professor são os catálogos das editoras. Esses inventários trazem sinopses que, muitas vezes, oferecem poucos elementos para conhecer o conteúdo das obras.

E mesmo nas instituições em que os professores possuem um bom repertório e acesso aos lançamentos disponíveis no mercado, o trabalho com os livros fica prejudicado pois os pais não conseguem localizá-los e adquiri-los nas livrarias online e físicas.

Diante de tantos desafios, como apoiar o trabalho dos educadores, aproximando os bons livros dos leitores? E uma vez garantido o acesso, como criar experiências significativas de leitura?

Curadoria em livros infantis e juvenis

Crédito: divulgação A Taba

Para A Taba, oferecer um repertório de qualidade é fundamental. Por isso, a equipe do site criou um catálogo especial - Catálogo A Taba na Escola -  com mais de 100 títulos lidos, selecionados e resenhados pelo seu time de especialistas. Por meio desse material, as equipes pedagógicas e docentes podem escolher as obras que serão trabalhadas durante o ano, com a garantia de uma empresa que é referência em curadoria de livros infantis e juvenis.

Todos as obras indicadas pela A Taba vem acompanhadas de um Mapa de Exploração: material de mediação com conteúdos exclusivos que ampliam o olhar sobre a leitura, oferecendo suporte para o desenvolvimento das competências leitoras dos alunos e mediadores. A Taba oferece uma área específica e customizada para que os pais de cada instituição possam adquirir os livros selecionados pela escola junto com o Mapa (veja imagem abaixo).

"A ideia é oferecer comodidade e agilidade para as famílias que desejam adquirir os livros, com a garantia de que as obras serão entregues na escola, com frete grátis na época necessária para realização do trabalho. Assim, os pais não precisam procurar em várias livrarias e bibliotecas ou se preocupar em encontrar a edição correta. A Taba faz isso", diz Denise.

Atualização do acervo

Atualmente, dezenas de escolas de todo Brasil são assinantes do Clube de Leitores A Taba, recebendo, todos os meses, livros selecionados pela equipe de curadores, junto com o exclusivo Mapa de Exploração. "O serviço funciona como uma espécie de atualização de acervo, com o qual os bibliotecários recebem as obras e desenvolvem um trabalho com as crianças a partir do material de apoio. Como fazemos uma ampla pesquisa e buscamos editoras que possuem um trabalho de qualidade, nossos assinantes são surpreendidos por títulos premiados e reconhecidos no Brasil e no mundo", afirma Emily Anne, responsável pelo atendimento às escolas dentro do Projeto A Taba na Escola.

Para ela, a assinatura também oferece à escola a experiência de ser parte de uma rede, já que, no site da A Taba, é possível conversar com outros leitores sobre os livros recebidos, compartilhando experiências e ampliando o olhar sobre as obras que fazem parte do Clube. Além disso, A Taba também promove eventos online, convidando especialistas para entrevistas sobre questões relacionadas ao universo dos livros e da leitura e realizando rodas de leitura, ao vivo, com a participação de leitores de todo o Brasil. "Tudo isso amplia o repertório dos assinantes, ajudando-os a ler cada vez mais e melhor."

Composição e ampliação das bibliotecas

Crédito: Marcelo Colombari

Com toda expertise acumulada por uma equipe com experiência de mais de dez anos em leitura, análise e seleção de livros, A Taba também oferece um serviço de consultoria para composição e ampliação dos acervos das bibliotecas escolares.

"Algumas escolas investem pouco na compra de livros ou, ainda, contam apenas com os acervos provenientes de doações de editoras e programas de governo. Mas, quando a leitura é realmente prioridade, é preciso dedicar recursos para a atualização do acervo, garantindo a qualidade das experiências que serão oferecidas aos alunos", diz Clara Di Lernia, estudante de Biblioteconomia e integrante da A Taba. 

A partir das demandas de cada instituição, a equipe define uma lista com títulos que podem ser adquiridos e as quantidades necessárias. A aquisição e a entrega podem ser feitas com a própria A Taba.

Compartilhar a leitura é fundamental

Com títulos de qualidade, experiências de mediação variadas e acervo atualizado e ampliado, agora é hora de colocar em ação os projetos de leitura, garantindo a troca de impressões entre os alunos. Porque, para formar leitores, não bastam apenas bons livros, é preciso, sobretudo, construir espaços onde seja possível aprender a ouvir e conversar. Por isso, o site da A Taba organiza e divulga eventos presenciais e online para compartilhar experiências de leitura com pessoas de todo o Brasil.

Quem acessa o site percebe que a produção constante de conteúdos relevantes que orientam pais e educadores na formação de leitores confere ainda mais credibilidade ao trabalho realizado pela empresa. "Nós temos um sonho: formar um coletivo, uma aldeia de leitores, onde as pessoas possam compartilhar suas impressões sobre os textos lidos e que, folheando as páginas, aprendam a ler melhor a si mesmos, aos outros e ao mundo", afirma Denise Guilherme.

 

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados