Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Campus Party: conheça dois projetos que ensinam robótica e programação para crianças

POR:
Nairim Bernardo

Olá, educadores

Entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro aconteceu a décima edição da Campus Party, em São Paulo, o principal evento sobre tecnologia realizado no Brasil. Nele, são abordados diversos assuntos ligados à internet e à cultura digital. Neste ano, as 750 horas de atividade reuniram um público de aproximadamente 80 mil pessoas, divididas em 10 palcos diferentes! E a Educação não ficou de fora da pauta das discussões. Eu participei do evento e assisti a mesa sobre a tecnologia e a revolução da Educação.

Compartilho com vocês duas iniciativas bem bacanas que se apresentaram lá e me chamaram a atenção:

Robolivre

O objetivo desse projeto é desmistificar a ideia errônea que muitas pessoas têm sobre a tecnologia e mostrar que robótica pode ser desenvolvida por todos que tenham interesse. Na plataforma colaborativa, o cadastro é gratuito para pessoas a partir de 12 anos. Numa espécie de rede social, os usuários podem compartilhar tutorias de projetos que envolvam a robótica. São centenas de projetos de robôs que podem ser montados, utilizados, copiados ou desenvolvidos por qualquer pessoa. Muitos textos compartilhados no site são planos de aula, o que facilita a vida dos professores que planejam incluir a robótica em suas aulas.

O Robolivre também instala grupos de pesquisa em escolas, mas essa iniciativa é paga. Neste caso, os organizadores do projeto implementam um laboratório na instituição de ensino, realizam a formação de grupos de pesquisas em robótica, fazem a capacitação dos profissionais e  fornecem peças para a montagem de robôs.

Assista ao vídeo de uma palestra do projeto sobre desmistificação da tecnologia:

Code Club

Muitas pessoas acreditam que, hoje em dia, não basta apenas saber usar dispositivos digitais e a internet, é preciso aprender a programar. Pensando nisso, e em um futuro cada vez mais digital, o projeto reúne voluntários para ensinar programação para alunos de 9 a 12 anos. Através da criação de jogos, animações e páginas da web, os participantes do projeto oferecem o curso extracurricular em escolas interessadas. Além de intermediar o contato entre voluntários e instituições, o Code Club oferece materiais didáticos para crianças e suporte online, tudo gratuito.

Para participar como voluntário ou inscrever a sua escola, basta acessar o site, ler os requisitos necessários e se cadastrar.

Veja uma palestra de Clare Sutcliffe, uma das criadoras do projeto, sobre a necessidade de ensinar as crianças a programar:

Espero que tenham gostado das dicas e consegigam utilizá-las na sua escola.

Um abraço,
Nairim Bernardo

Tags

Guias

Tags

Guias