Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog de Alfabetização

Troque experiências e boas práticas sobre o processo de aquisição da língua escrita

23 de Janeiro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Vamos montar juntos a biblioteca digital do alfabetizador?

Por: Mara Mansani
O livro Contadores de Histórias Encantadas traz 25 fichas de atividades sobre narrativas brasileiras. (Foto: Reprodução)

No início da minha carreira, lá pela década de 1980, muito antes da revolução tecnológica que mudou nossas vidas, era muito difícil encontrar e comprar bons materiais! Lembro-me que, todos os anos, eu e várias colegas costumávamos ir – pessoalmente! – às editoras buscar exemplares de livros didáticos gratuitos, que eram o principal material usado pelos professores. As atividades para os alunos eram feitas em estêncil e reproduzidas nos mimeógrafos (se você não tem ideia do que é isso, clique aqui). Dava um trabalho... Essa dificuldade toda forçava os professores a utilizar os mesmos materiais didáticos durante anos. Até os cadernos de atividades que elaborávamos para uma turma eram guardados para o ano seguinte.

A era da internet mudou tudo isso. O acesso a conteúdos de qualidade se tornou fácil, instantâneo e quase infinito. Logicamente, há muita coisa ruim, mas, sabendo escolher bem, dá para encontrar tudo o que se procura. Existem muitos materiais maravilhosos e gratuitos! Por isso, proponho que você monte sua própria biblioteca virtual. Veja abaixo algumas sugestões que separei para você.

Sobre boas práticas de leitura e escrita

  • Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura é responsável pelo projeto Contadores de Histórias Encantadas, uma ação educativa voltada para o 4º e o 5º anos. O site disponibiliza para download um ótimo material com propostas de leitura e escrita de textos. São 25 fichas de histórias brasileiras e um livro do professor, tudo em PDF. Já dei ótimas aulas usando essas páginas MA-RA-VI-LHOS-SAS!
  • No acervo aqui do site de NOVA ESCOLA, encontro sempre muito material pedagógico, de todas as disciplinas e anos. Dá para ficar horas navegando! Inspiração total! Um dos tesouros que encontrei é o Era uma vez... lendas e fábulas, uma coletânea de mitos e histórias brasileiras.

Para compreender, ensinar e amar nossos pequenos

  • O Instituto Alana mantém o projeto Território do Brincar. Nele podemos entender a importância da brincadeira na formação de nossas crianças, encontrar opções divertidas do Brasil inteiro e o livro Território do Brincar - Diálogo com escolas, organizado por Renata Meirelles, que conta essa experiência sensacional. Li, estudei e adorei!
  • O Movimento Todos Pela Educação também oferece muitos subsídios gratuitos para download, como o caderno digital 100 perguntas que vão dar o que falar. Como anuncia o título, ele contém cem perguntas a serem feitas às crianças, que permitem ao professor compreender melhor como elas pensam. Você pode registrar as respostas no próprio caderno digital e acompanhar as transformações de cada aluno ao longo do tempo. Neste ano, vou usar a ferramenta como uma das formas de registro do andamento da minha turma.

Pela paz

  • Em tempos tão turbulentos, a cultura da paz é mais do que necessária. A Unesco, em seu site, disponibiliza o livro Paz, Como se Faz? Semeando Cultura de Paz nas Escolas, de Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman. Lá você encontra várias atividades que levam as crianças a uma mudança de atitudes que garanta uma convivência melhor entre todos!

Antes de terminar, um último conselho: tenha cuidado com o que pega na internet. Procure ler com atenção a página em que você achou o material, e não apenas fazer o download. Sem entender o contexto em que o material se insere, podemos descaracterizá-lo. Lendo com atenção, você fica mais preparado para usar o recurso.

Bom, agora é com você! Pesquise e compartilhe com a gente, aqui nos comentários, o material que encontrar. Estou curiosa para conhecer as suas sugestões.

Um grande abraço, bom planejamento e até a próxima segunda,

Mara Mansani

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar