Iniciativa:
Logo Fundação Itaú Social

Avaliação externa como aliada do gestor

O que fazer para utilizar bem os resultados das provas

POR:

Toda escola passa por avaliações externas, sejam elas conduzidas pelo governo federal, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ou pelos sistemas próprios criados por estados e municípios. O desafio para as equipes gestoras é aproveitar esse olhar de fora para analisar os processos de ensino e aprendizagem. Quando bem utilizados, os resultados dessas provas permitem reflexões importantes sobre as práticas pedagógicas da instituição e o aprendizado dos alunos.

O caminho para conseguir essa análise detalhada passa por diversas etapas: preparar bem a escola antes da aplicação das avaliações, ler atentamente os dados recebidos, refletir com a equipe o diagnóstico da situação e elaborar planos de ação para obter mudanças efetivas na sala de aula e na instituição.

No hotsite preparado para ajudar diretores e coordenadores pedagógicos (clique aqui para acessar), você obtém informações detalhadas sobre como colocar essas etapas em prática. A iniciativa, da Fundação Itaú Social, conta com a coordenação técnica da Comunidade Educativa Cedac.

Coordenação técnica: 

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias