Quatro passos para fazer uma transição de turma bem tranquila
PorMara Mansani
16/01/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorMara Mansani
16/01/2016
Em alguns dias, vamos encontrar um novo grupo de alunos à nossa espera. E, se por um lado o coração de professora fica ansioso para conhecer cada criança, por outro, surgem incertezas e dúvidas, muitas dúvidas. Eles serão agitados ou tranquilos? Será que a relação vai ser boa? O que será que já sabem? O que mais precisam aprender? Darei conta de alfabetizar a todos?
Esses e muitos outros questionamentos, com certeza, estão na cabeça da gente. Mas o processo de transição de uma turma para outra pode ser bem mais fácil quando existe um diálogo aberto com toda a equipe escolar, especialmente com o colega que acompanhou a classe no período anterior.
Todo início de ano, costumo conversar com esse professor e esclarecer as minhas principais dúvidas antes mesmo de conhecer pessoalmente os alunos. Muitas vezes, sou eu, como professora alfabetizadora, que passo as informações sobre a turma da forma mais detalhada possível, para que haja continuidade no processo de aprendizagem.
Esse diálogo, porém, não é feito aleatoriamente. Para que ele seja produtivo e contribua, de fato, para uma boa transição, sigo um roteiro com quatro pontos básicos:
Com esse roteiro oriento todo o meu trabalho inicial. Mas vale deixar claro que é preciso tomar muito cuidado para não rotular os alunos e criar expectativas falsas em relação a eles. As informações colhidas no período de transição precisarão ser confrontadas com o resultado das primeiras sondagens e, claro, com as impressões obtidas na convivência diária
E lembre-se: se nós, que somos adultos, ficamos preocupados com a transição, imaginem as crianças! Então, paciência, carinho e muita, mas muita energia para que tenhamos um bom ano.
E você, colega, como se prepara para a transição de ano e turma? Conte para a gente aqui nos comentários.
Um grande abraço a todos e até segunda,
Mara Mansani
Últimas notícias