Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Três sites com dicas de museus, galerias e arte de rua

POR:
Nairim Bernardo

Olá, educadores smile

O período de férias já está acabando, mas imagino que muita gente está procurando o que fazer nessas últimas semanas de descanso. Pensando nisso (e aproveitando para planejar uma viagem que farei em breve com a minha mãe, que é professora), resolvi montar uma lista com sites e aplicativos que oferecem dicas sobre museus, galerias e arte de rua. Assim como boa parte dos professores, minha mãe tem trabalhado muito nos últimos anos e essa será a nossa primeira viagem de família em muito tempo. Ela e você merecem descansar e passear!

As ferramentas abaixo são uma boa alternativa tanto para aqueles que estão a caminho de outra cidade ou país e procuram boas referências, quanto os que vão curtir o fim das férias em casa, mas querem dar uma olhadinha nas belezas da arte espalhadas por aí.

Museusbr- Rede Nacional de Identificação de Museus

O site possui um mapa de praticamente todos os museus espalhados pelo território nacional. Na hora da busca, é possível visualizar o mapa completo ou filtrar por estado, município, tipo ou temática do museu. Ao selecionar algum deles, são apresentadas informações como endereço, site e formas de contato.

Ideal para quem não sabe o que fazer na cidade para a qual está viajando ou mesmo para descobrir locais pertinho da sua casa que nem você sabia que existiam.



Google Arts & Culture

Que o Google vive surpreendendo, todo mundo sabe. Mas devo confessar que fiquei muito impressionada, e feliz, com essa funcionalidade. Em parceria com aclamadas instituições de arte de todo mundo, eles lançaram uma plataforma que permite o usuário realizar um tour virtual por diversos museus, galerias e pontos turísticos ao redor do planeta: Casa Branca, em Washington D.C., nos Estados Unidos, Museu de Arte Islâmica do Catar, coleção de Arte de Rua de São Paulo, e o Musée d'Orsay, em Paris, na França, são alguns deles.

São mais de 250 instituições e 6 mil artistas. A arte do mundo inteiro nas suas mãos, de graça e sem filas!



Google Street Art

Já reparou na quantidade de arte espalhada pelas ruas das cidades? Pois é, não é só em museus que estão os trabalhos de grandes artistas. E se no caminho da sua casa para o trabalho já pode ter tanto muro bonito, imagina o que não há espalhado por esse mundo afora! Essa outra iniciativa do Google permite ao usuário descobrir as belezas da arte urbana através de tours virtuais, vídeos e até mesmo visitas com áudio.


Vale lembrar que essas plataformas também são excelentes para o estudo de Arte com os alunos. Dá para fazer um tour por grandes museus com toda a turma sem sair da sala de aula ou mesmo indicar os sites para que eles realizem alguma atividade em casa. Mas, enquanto o ano letivo não começa, bom passeio para você!

Até a próxima,
Nairim Bernardo

Tags

Guias

Assuntos Relacionados