Minas Gerais designará profissionais da Educação pela internet

Chamada inicial para preenchimento de vagas via web acontece de 18 a 24 de janeiro. Mudança pode diminuir influência política na escolha de profissionais

POR:
Laís Semis
Reunião realizada no dia 9 de janeiro, em que Macaé Evaristo, secretária de Educação de Minas Gerais, apresentou as informações sobre a designação para os diretores regionais do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE). Crédito: Omar Freire - Imprensa MG

A Secretaria de Educação de Minas Gerais decidiu inovar: neste ano, 50% das quase 120 mil vagas temporárias da rede estadual serão designadas via internet. Os postos serão ocupados de acordo com a demanda das escolas para substituição de profissionais que estão em licença maternidade ou para vagas em que não houve nomeação para o cargo. Até então, o processo era feito exclusivamente de forma presencial e o candidato interessado em pleitear vagas em municípios diferentes deveria se dirigir a cada uma das cidades para fazer sua inscrição.

Macaé Evaristo, secretária de Educação de Minas Gerais, espera que a mudança, inspirada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que auxilia no ingresso de estudantes em universidades públicas brasileiras, aumente a igualdade de oportunidades e a transparência no processo. Na visão de Maria Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM e ex-Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, o caminho seguido pela rede mineira torna a vida do educador mais organizada e a burocracia mais leve.

As inscrições pela internet foram encerradas no final do ano passado, mas a chamada inicial para o preenchimento das vagas pelo sistema online acontecerá do dia 18 a 24 de janeiro de 2017. Os 564.628 candidatos já podem consultar sua classificação aqui. Entre os cargos disponibilizados via web, estão assistente social, psicólogo, orientador educacional, supervisor pedagógico, inspetor escolar e professor regente de turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A distribuição online apresentará aos servidores inscritos no processo uma listagem com as vagas disponíveis em cada localidade, escola e turno. Os candidatos deverão entrar no sistema e indicar para quais vagas gostariam de concorrer, por ordem de preferência. O sistema realizará a seleção com base na classificação, de acordo com os critérios previamente estabelecidos.  Entre os dias 27 e 30 de janeiro, os selecionados deverão se apresentar nas respectivas escolas com a documentação comprobatória dos dados informados na inscrição para que a designação seja efetivada. O resultado da atribuição das vagas remanescentes via internet será no dia 3 de fevereiro. O site em que o processo de escolha ocorrerá ainda será divulgado.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias