Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Leve as Olimpíadas para dentro da sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA

Ilustração: Camaleão

Olá, educadores,

O que parecia distante já está para acontecer: os Jogos Olímpicos de 2016 estão chegando! De 3 a 21 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro será o palco de disputas de 42 modalidades esportivas. De 7 a 18 de setembro é a vez de 24 modalidades paralímpicas.

Muitos professores e estudantes estão ansiosos para assistir aos jogos, mas a pergunta é: como a escola pode usar esse momento para promover o aprendizado? Reunimos diversos conteúdos de NOVA ESCOLA e links exclusivos do site NOVA ESCOLA CLUBE sobre o maior evento esportivo do mundo para você trabalhar com a turma em todas as disciplinas. Clique nos títulos abaixo e aproveite!

Língua Portuguesa

“Uma viagem ao Rio, com O Cortiço e Fiel

Muitas mudanças estruturais estão ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro para receber os jogos. Essa não é a primeira vez que a cidade se transforma, conforme abordado nos livros O Cortiço, de Aluísio Azevedo (1857-1913), publicado em 1890, e Fiel, de Jessé Andarilho, lançado em 2014. Veja nossas dicas de como trabalhar com as obras.

Matemática

“Cada vencedor tem seu tempo”

Cada esporte tem seu sistema de pontuação, regras e estratégias de contagem. Nesta reportagem, natação, corrida e basquete apresentam desafios matemáticos para os estudantes encontrarem os vencedores.

Arte

“Atletas de papel”

Inspire-se nas propostas que analisam figuras humanas atuando em diferentes modalidades olímpicas e amplie a forma como as crianças representam pessoas.

Ciências

“A biomecânica das paralimpíadas”

Além de refletir sobre a superação física dos atletas paralímpicos, a turma também pode entender o funcionamento de ossos, músculos e tendões.

Geografia

“No Rio, o mar não está para vela”

Você já deve ter visto ou lido alguma notícia denunciando a poluição da Baía de Guanabara. Que tal levar esse tema para a sala de aula e discutir os riscos da poluição para o torneio e a saúde dos atletas?

Língua Estrangeira

“What they are saying about the Olympics”

Com o apoio dessa reportagem, os professores de Língua Estrangeira podem aproveitar as notícias da imprensa internacional para trabalhar o gênero com os alunos.

Educação Física

“Rugby é esporte de criança, sim”

Confira o infográfico que ensina as regras do jogo e convide a turma para o jogo que voltou às Olimpíadas!

Educação Infantil

“Pequenos campeões”

Ânimo é o que não falta para as turmas de Educação Infantil. Transforme toda essa energia em exercícios físicos típicos do atletismo.

Esses são apenas alguns dos conteúdos de NOVA ESCOLA sobre esportes e Jogos Olímpicos. Acesse a nossa página Olimpíadas Rio 2016 e veja o que mais temos para você!

E aí, gostou das dicas? Conte pra gente como está trabalhando a temática esportiva na sua escola.

Um abraço,

Nairim Bernardo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias