Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Pequenos vídeos, grandes discussões

POR:
NOVA ESCOLA

Imagem: divulgação

Olá, educador!

Você sabe o que é TED/ TEDx? TED é uma organização sem fins lucrativos que surgiu há 27 anos com o objetivo de organizar e transmitir palestras curtas sobre diversos temas. A ideia do projeto é que “ideias merecem ser compartilhadas”; e, para isso, pensadores e realizadores são convidados a falar por 18 minutos ou menos. Já a iniciativa TEDx é a concessão de licenças livres para pessoas que queiram organizar eventos nesse formato em suas comunidades.

No início de março, ocorreu em Curitiba o TEDxPraçaSantosAndradeED. O evento procurou abordar novas ideias e iniciativas inovadoras relacionadas com o processo de ensino e aprendizado. Dez palestrantes de diferentes partes do Brasil e do mundo foram convidados para compartilhar suas experiências e visões sobre a Educação com o público e internautas.

Separei algumas palestras bastante interessantes para recomendar para você:

Aprendendo a partir de experiências marcantes

Além do que aprende na escola, o autodidata Aruni van Amstel estuda muitos outros assuntos de seu interesse em casa, como: urbanismo, ambientalismo, arquitetura, busologia e programação de computadores.

O vídeo de sua palestra surpreende pela quantidade de projetos realizados pelo adolescente, que são expostos até ele revelar o seguinte: “Todos os meus interesses próprios surgiram por uma experiência marcante. E eu notei que quase nenhuma das minhas experiências marcantes ocorreu na escola.”. Em sua palestra, Aruni defende que o ambiente escolar não seja apenas um espaço onde o professor leva o conteúdo e o expõe. A sugestão é que o conhecimento seja compartilhado e que a escola valorize as ideias e projetos pessoais dos alunos.

 

Aprender em comunidade

José Pacheco é o fundador da “Escola da Ponte”, em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica. Residindo agora no Brasil, ele realiza projetos de mobilização de professores, educadores e estudantes para que por meio da educação, da integração comunitária e das artes ocorra uma transformação democrática.

O educador compartilha experiências instigantes vividas em sala de aula sobre autonomia intelectual das crianças, e defende posições que a princípio podem parecer bastante diferentes para a maioria dos educadores, como: “Em uma aula, nada se aprende”. Ele também conta sobre sua chegada ao Brasil e qual é sua percepção do que está errado e o que está certo na Educação do país. No minuto 4:45 ele faz o seguinte questionamento: “Por que nós damos aulas tão bem dadas e há alunos que não aprendem?”. Confira a resposta no vídeo.

 

Escola e família: em busca de uma nova relação

Eu fui o que a a escola chamava de mãe ausente. Não fui à nenhuma reunião que a escola convocava porquê eu olhava a pauta e não me interessava”. Apesar de parecer contraditório, Rosely Sayão passou a se interessar bastante pela delicada relação família-escola e hoje é psicóloga e consultora educacional especializada na área, com mais de 30 anos de experiência em clínica, supervisão e docência.

Em sua palestra, ela desmistifica a ideia de que ensinar e educar são atos dissociados, sendo o primeiro de responsabilidade da escola e o segundo da família. Também comenta o fato de que em muitos casos a escola critica as famílias de seus alunos, mas nada faz para ajudá-las.

Aproveite o vídeo para conhecer os passos para alcançar o que é proposto por ela: “Uma boa relação entre a escola e a família seria uma relação justa, respeitosa, solidaria e democrática”.

 

Para ver todos as palestras apresentadas no TEDxPraçaSantosAndradeED acesse o canal do evento no youtube.

Agora, queremos saber: gostou das dicas? Gostaria de indicar outros vídeos sobre Educação no formato TED? Nos conte nos comentários.

 

Até a próxima,
Nairim Bernardo

 

Tags

Guias