Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Um jogo sobre direitos humanos

POR:
NOVA ESCOLA

Arte: Reprodução

Eu sou Beatriz Santomauro, mais uma convidada do blog de Tecnologia na Educação, e gostaria de compartilhar com vocês uma boa descoberta na internet. Vamos lá?

O que diz o documento da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de que forma ele pode ser aplicado no dia a dia? É possível ter acesso ao texto aqui, mas também complementar o entendimento sobre ele em sala de aula. E jogando, o que é sempre bom!

O Senac São Paulo e a associação Palas Athena, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criaram o Diário de Amanhã, jogo que pretende “contribuir para o esclarecimento, a divulgação e o engajamento na defesa dos direitos humanos, para que cada pessoa possa encontrar no seu cotidiano um jeito de colocar em prática o que vai expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e não se calar ante as injustiças que testemunha”, conforme a descrição do material.

O jogo é gratuito e está disponível neste link.  É preciso preencher um simples formulário para baixá-lo (e, portanto, ele não precisa estar conectado para ser usado).

O Diário do Amanhã que dá nome ao jogo é um jornal fictício. A “missão” dos jogadores é ler as manchetes apresentadas e discutir sobre como agir diante delas. Entre os temas abordados, falta de infraestrutura das cidades, ameaça de tortura ou prostituição, situações de suicídio e bullying, e imigrantes em situação de marginalidade.

Não há opções certas ou erradas, mas ao final da partida o jogo apresenta o perfil dos participantes conforme suas atuações para a defesa dos direitos humanos, como juiz de direito, cientista, ativista, comunicador ou educador.

Se a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada em 1948 para delinear os direitos humanos básicos e ainda sim eles não são plenamente atendidos, todo movimento para fazer coro a esse discurso é válido.

E você, ficou interessado em conhecer este jogo? Costuma utilizar outros jogos como recursos didáticos? Conte-nos sua experiência.

Até 3a feira que vem.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias