Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Como o coordenador pode preparar a equipe docente para usar a tecnologia na sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA

As novas mídias digitais estão cada dia mais presentes no cotidiano da escola. Entretanto, muitos educadores encontram dificuldade na hora de inserir esses recursos na prática pedagógica. Pensando nisso, GESTÃO ESCOLAR convidou Jane Reolo, diretora escolar em São Paulo, pesquisadora e consultora da área de tecnologias da informação e comunicação (TIC), a propor um projeto de cinco módulos para o coordenador pedagógico trabalhar essa questão com professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Assim surgiu o Especial Digital Projeto de Formação, exclusivo para assinantes do NOVA ESCOLA CLUBE.

Você tem dúvidas sobre como ampliar o uso da tecnologia na sua escola? Possui dificuldade para utilizar os recursos que podem colaborar com o trabalho na sala de aula? Então, fique ligado porque a especialista também participa de um bate-papo ao vivo sobre o tema no dia 15 de fevereiro, às 18h neste link.

Como aquecimento para a conversa, sugerimos a leitura do Módulo 1: “As novas gerações e a cultura digital”, cujo acesso é gratuito para usuários cadastrados. Nele, Jane aborda a influência das tecnologias sobre as novas gerações e o que a escola pode fazer para se adequar a isso. O gestor é orientado a realizar reuniões e atividades com a equipe para entender como as velhas e novas gerações usam os recursos digitais, exemplos de bom e mau uso de tecnologia e reflexões sobre processos de aprendizagem.

Um dos materiais indicados por Jane para enriquecer as discussões durante as reuniões propostas é esse vídeo de NOVA ESCOLA:

Aproveite os conteúdos e deixe seus comentários para a Jane nos comentários aqui da página.

 


Novos rumos
Depois de muitos textos e reflexões sobre como de fato a tecnologia pode transformar o processo de ensino e aprendizagem, chegou a hora de me despedir deste espaço. Estou deixando a Fundação Victor Civita para explorar novos campos de atuação. Serei eternamente grata à FVC e à NOVA ESCOLA por todo o aprendizado e pela convivência com a equipe, que, acreditem, é realmente muito dedicada a ajudar professores e gestores de todo o Brasil.

Aliás, gostaria de deixar para vocês, educadores, toda minha admiração e agradecimento pelas trocas e conversas que estabelecemos aqui. Aprendi demais com vocês e levo a lição de que na Educação não existe saída mágica. Nenhuma solução tecnológica será capaz de resolver qualquer problema se não levar em conta as pessoas que enfrentam os desafios no dia a dia da sala de aula.

Vale dizer que o blog seguirá na ativa, contribuindo com a reflexão sobre esse tema tão importante para a formação docente.

Muito obrigada. Um abraço e até a próxima!
Iana Chan

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias