Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

E-books e cursos gratuitos que todo educador interessado em tecnologia precisa conhecer

POR:
NOVA ESCOLA

Olá, educador!

Tenho notado um número muito alto de professores ávidos por descobrir como podem se capacitar para fazer parte do movimento global pela inovação da Educação por meio da tecnologia. Isso é muito positivo: assim como médicos, engenheiros, jornalistas e outros profissionais, os professores precisam estar sempre em busca de atualização. A tecnologia muda e a sociedade também, e é fundamental estarmos em dia com isso. Mas, antes de abandonar técnicas antigas e abraçar o novo, precisamos entender o que está acontecendo.

É por isso que quero, hoje, dar algumas dicas de cursos, e-books e outros recursos – todos gratuitos e de alta qualidade – que poderão ajudar você a se capacitar para a inserção da tecnologia na sala de aula e para encarar as inovações que estão atingindo a Educação. Acredito que elas lhe serão muito úteis!

E-book “Entendendo o Aluno do Século 21 – E Como Ensinar a Essa Geração”
O sucesso de qualquer prática no ensino depende de se conhecer quem são os alunos, quais seus interesses e suas necessidades. É claro que cada turma é uma turma, mas é possível mapear algumas características comuns a essa geração de nativos digitais. Neste e-book produzido pela Geekie, o educador pode entender melhor os interesses do aluno do século 21 e sua relação com os estudos e a tecnologia, tornando-se mais apto a descobrir as melhores maneiras de incorporar recursos tecnológicos às aulas. O e-book também traz dicas de capacitação e histórias de educadores que usaram a tecnologia para se aproximar dos alunos e tiveram bons resultados.

Guia Tecnologia na Educação
Trata-se de um especial interativo e multimídia produzido pelo portal Porvir que mostra a importância do uso de ferramentas digitais para a Educação. Usando recursos como texto, vídeo, linha do tempo e até um e-book, o guia traz os principais recursos tecnológicos disponíveis para o ensino, explica como criar a infraestrutura necessária para usá-los, conta histórias bem-sucedidas e traz outras tendências para a área da Educação.

E-book “Por que os Educadores Precisam ir Além do Data Show – E Como Fazer Isso”
Quando se fala em tecnologia na Educação ainda se corre o risco de tratá-la como mero acessório em vez de algo que vai alterar a maneira como se ensina e se aprende. Mas por que a mudança precisa ser tão profunda? E como fazer isso? Também produzido pela Geekie, o e-book traça um panorama da Educação atual, explica por que está tão defasada e aponta caminhos possíveis para a inovação, com foco em dicas práticas de ferramentas que podem ser usadas na sala de aula e caminhos para os educadores se capacitarem.

Curso on-line “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”
Uma vez entendido que a tecnologia não deve ser um fim, mas sim um meio – e um meio para colocar o aluno no centro do conhecimento –, chega a hora de entender mais a fundo uma das formas como isso pode ser feito: o ensino híbrido. Essa é uma das tendências mais importantes da Educação do século 21 e combina o estudo por meio virtual, em que o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, com o presencial, que valoriza a interação com o professor. Para preparar os educadores para esse método, a Fundação Lemann e o Instituto Península criaram o curso on-line. Com duração de 20 horas, a formação é gratuita e traz videoaulas sobre como implementar o ensino híbrido e análises de experiências de outros professores.

Design Thinking para educadores
Depois de entender tudo o que precisa ser feito, ter acesso a ferramentas e conhecer muitas histórias e iniciativas bem-sucedidas, pode ficar a pergunta: Como aplicar esses conhecimentos à realidade para encontrar soluções factíveis? Um caminho, também inovador, é o design thinking. Trata-se de um novo jeito de pensar e abordar problemas, centrado nas pessoas e na criação de soluções criativas e colaborativas. Esse novo modelo de pensamento ficou popular depois de ter sido adotado pela empresa americana de design e inovação IDEO, do Vale do Silício, na Califórnia – região famosa por abrigar boa parte das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo.
Em 2012, essa empresa preparou um material sobre design thinking voltado especialmente para os educadores. A ideia é capacitar professores e gestores para que encontrem soluções criativas para um processo de ensino e aprendizagem que promova o pensamento crítico e a capacidade de inovação dos estudantes. A versão em português do material, disponível neste link, é composta por um livro e um caderno de atividades, dicas de como organizar as ideias, formatar listas e usar post-its, além de trazer exemplos nacionais para aproximar a abordagem da realidade brasileira.

Espero que esses materiais possam suprir um pouco de sua sede de conhecimento em inovação – mas também torço para que ela não acabe nunca! Depois, compartilhe nos comentários o que achou das sugestões.

Um abraço
Cláudio Sassaki

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias