Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Base Nacional Comum Curricular: O que seus alunos deveriam aprender a cada ano?

POR:
NOVA ESCOLA

Olá, educadores!

A discussão sobre a formação da Base Nacional Comum Curricular entrou em uma nova fase. O Ministério da Educação abriu para consulta pública o anteprojeto da Base, fruto do trabalho 116 especialistas, entre professores, pesquisadores, formadores e representantes de associações como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Prevista na Constituição e no Plano Nacional da Educação (PNE)

, a Base é o documento que descreve habilidades e conhecimentos necessários para cada ano e segmento da Educação Básica. Além de orientar o trabalho dos professores em sala de aula, ela servirá como instrumento para nortear a formação inicial e continuada, a produção de material didático e de avaliações e, principalmente, para garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos brasileiros, já que o texto terá força de lei.

Assista ao vídeo do Movimento pela Base Nacional Comum, que tem o objetivo de engajar a sociedade na construção da Base, para entender a importância do documento:

O tema também foi recentemente capa de NOVA ESCOLA, que respondeu a 14 dúvidas dos educadores sobre o tema. Vale a pena ler a reportagem, que está disponível no NOVA ESCOLA CLUBBE. Faça seu cadastro gratuito aqui para acessar esse e outros conteúdos exclusivos até 31 de outubro.

Participação da sociedade

Você também pode contribuir para a construção da Base Nacional Comum Curricular, em grupo ou individualmente! Na plataforma colaborativa criada pelo Ministério da Educação, você pode consultar todo o texto – filtrando por área, disciplina, eixo e ano – de maneira bem intuitiva. Por exemplo, se você é professor de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental, poderá ver quais são as determinações para seus alunos.

portal-base-nacional-comum-pesquisa

É uma fase importante do desenvolvimento da Base, quando a sociedade e principalmente a comunidade escolar pode opinar sobre o que os estudantes devem aprender nas escolas. Em declaração para o blog Tecnologia na Educação, Cleuza Repulho, que foipresidente da Undime e é membro do Movimento pela Base Nacional Comum, disse: “Os atores fundamentais de todo este processo são os professores. O que eles pensam sobre a Base e suas contribuições darão concretude a este processo democrático tão importante”. Para assistir a um tutorial sobre como usar a plataforma, clique aqui.

O objetivo da consulta é encaminhar o texto para o Conselho Nacional de Educação (CNE) no início de 2016. E o prazo previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) para conclusão desta meta é em junho do mesmo ano. Vamos acompanhar!

E você? Vai participar dessa discussão?

Um abraço,
Iana Chan

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias