Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Como transmitir um bate-papo online em vídeo

POR:
NOVA ESCOLA

Veja, passo a passo, como usar o Hangout On Air

Desde que os programas de computador e aplicativos de celular se popularizaram, ficou mais fácil entrar em contato com as pessoas por meio de mensagens escritas ou vídeos. Alguns recursos possibilitam, inclusive, transmitir gratuitamente na internet um bate-papo ao vivo com qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo.

Um desses recursos é o Hangout On Air, da rede social Google+, disponível para qualquer internauta que tenha uma conta do Google. As equipes das redações de NOVA ESCOLA e de GESTÃO ESCOLAR usam bastante esse canal para transmitir para seus leitores as conversas online, chamadas de hangout, realizadas com especialistas. Veja um exemplo aqui.

Na escola esse recurso também pode ser bastante explorado. O professor de Língua Estrangeira, por exemplo, pode agendar um bate-papo via internet com estrangeiros para que a turma treine inglês (saiba mais aqui).

Para ajudá-lo nessa tarefa, convidamos a repórter Raissa Pascoal, de GESTÃO ESCOLAR, para preparar um passo a passo completo sobre o Hangout On Air. Você vai precisar de um computador com câmera e microfone – a maioria dos notebooks já vem com esses dispositivos – e acesso à internet. A melhor parte é que não é necessário fazer download de nada, e o vídeo fica automaticamente guardado em sua conta do Youtube, vinculada ao Google+. Confira!

1. Caso você  ainda não tenha uma conta do Google, clique aqui para criar uma.

2. Acesse o Google+ e, se solicitado, faça login com os dados de sua conta do Google. A página que vai abrir é sua timeline. Procure pelo botão “Início”, no canto superior esquerdo, e escolha a opção “Hangouts”. Ou entre diretamente na página do recurso aqui.

3. Clique no botão “Iniciar um Hangout On Air”.

3

4. Forneça o nome do bate-papo, coloque uma descrição no box “Fale mais sobre o hangout” e deixe selecionada a opção “Começa >> Agora”. Caso queira agendar a transmissão, escolha a data, o horário e o tempo de duração. Clique em “Compartilhar” e, na tela seguinte, clique em “Iniciar”.

4

5. Uma nova janela será aberta. Dê permissão ao navegador para usar seu microfone e sua câmera, caso ele peça. No campo “Convidar pessoas”, digite o e-mail das pessoas que participarão do hangout (elas também devem possuir uma conta do Google).
Você ainda tem a opção de deixar a conversa aberta para qualquer pessoa participar. Cheque se sua conta do Youtube está conectada ao seu perfil do Google+ e aperte “Convidar”.

5

6. Espere os convidados aceitarem seu convite. Eles irão aparecer no canto inferior direito da tela. Certifique-se de que as câmeras e os áudios estão funcionando e clique no botão “Iniciar transmissão”.

6

7. Para divulgar o vídeo da conversa em suas redes sociais, blog ou outra página da internet a qual você tem acesso, clique em “Links”, no canto inferior direito, e copie o endereço do Youtube.
Se desejar, é possível embedar o vídeo em um site que você administra. Para isso, copie o código que aparece em “Incorporação do vídeo” e cole-o em sua página, na interface de edição do HTML.

8. Quando terminar o hangout, aperte em “Finalizar transmissão”. O vídeo ficará automaticamente disponível no Youtube no mesmo link utilizado para transmiti-lo ao vivo.

Viu como é fácil? Experimente e nos conte o que achou, deixando sua mensagem aqui nos comentários!

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias