Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Milhares de riquezas culturais do mundo em um lugar só!

POR:
NOVA ESCOLA

Acervo da Biblioteca Digital Mundial é online, gratuito e tem versão em português

Crédito: Biblioteca Digital Mundial

“Novo e Preciso Mapa do Mundo”, do holandês Nicolaus Visscher (1690). Crédito: Divulgação/Biblioteca Digital Mundial

Imagine entrar em uma biblioteca e se deparar com um antigo manuscrito chinês. Logo adiante, poder folhear o Livro dos Reis, obra da Pérsia do século XVI, e depois apreciar uma gravura do espanhol Francisco de Goya. Incrível, né?

Pois essa biblioteca existe e está a um clique de distância! A Biblioteca Digital Mundial reúne mais de 11 mil itens sobre 193 países de 1200 a.C até os dias de hoje. O acervo é um prato cheio para professores e alunos mergulharem nos tesouros culturais da humanidade!

Tudo começou com um bibliotecário do Congresso dos Estados Unidos. Durante um discurso para a Unesco, em 2005, ele sugeriu a criação de um espaço virtual com arquivos de todos os países e culturas. A ideia era fornecer conteúdo cultural diversificado na internet, além de promover a compreensão entre as culturas. A Unesco se identificou com a proposta e decidiu realizar o projeto. Quatro anos depois, nascia a Biblioteca Digital Mundial.

O site disponibiliza diferentes tipos de arquivo, como jornais, filmes, fotografias, manuscritos, mapas e livros. Cada item tem uma página própria com informações e link para realizar o download do arquivo. É possível filtrar os itens por lugar, período, tópico, tipo, idioma e instituição, o que torna a pesquisa muito fácil – e divertida!

Não deixe de ver os conteúdos interativos para usar em sala de aula, como linhas do tempo (esta tem grandes marcos da História mundial) e mapas interativos (este é sobre a Rússia Imperial).

Gostou da dica? Conte nos comentários qual tesouro cultural você gostaria de conhecer!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias