Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Que tal um mergulho em Fernando de Noronha?

POR:
NOVA ESCOLA

Leve seus alunos para explorar a paisagem subaquática do arquipélago brasileiro

Fernando de Noronha. Crédito: Divulgação/ Google Street View

Na semana passada, publicamos uma lista de visitas virtuais a lugares históricos para fazer com seus alunos. Descobrimos mais um destino para incluir no seu roteiro virtual: Fernando de Noronha, em Pernambuco. O arquipélago composto por mais de 20 ilhas foi nomeado pela UNESCO Patrimônio Natural da Humanidade e é um destino turístico muito apreciado e ao mesmo tempo restrito: para conservar a riqueza da fauna e da flora de Fernando de Noronha,  a visita é controlada pelo Ibama e apenas 250 turistas podem entrar por vez.

Mas uma parceria entre o Google e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tornou possível a visita ao local por qualquer um e o melhor: sem precisar pagar nada por isso! Basta um computador com acesso à internet para que seus alunos possam explorar a paisagem paradisíaca, podendo, inclusive mergulhar nas águas cristalinas da ilha.

As imagens que permitem imersão em 360 graus foram feitas com o Trekker, uma mochila equipada com uma câmera com 15 lentes. Os operadores percorreram quilômetros e quilômetros de trilhas com ela nas costas ou em cima de um buggy. Já as imagens submarinas foram feitas pelos mergulhadores do projeto australiano Caitlin Seaview Survey, especializado em monitorar corais marinhos.

Durante a visita, é possível ver golfinhos, tubarões, arraias, tartarugas marinhas, corais… De tirar o fôlego, né?! Clique aqui para fazer a visita!

A parceria entre o Google e o ICMBio pretende mapear todos os Parques Nacionais brasileiros. O projeto sobre a Amazônia já está disponível, visite também!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias