Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Melhores momentos do grupo de estudo Tecnologia na sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA

Página de apresentação do grupo.

Não conseguiu acompanhar o grupo de estudo Tecnologia na sala de aula, realizado em março no GENTE QUE EDUCA? Não tem problema! Neste post, você confere um resumo com os melhores momentos, incluindo as principais reflexões compartilhadas pelos educadores da rede.

O grupo foi inspirado na reportagem de capa da edição nº 280 (março de 2015) de NOVA ESCOLA, que abordou como as tecnologias podem ser usadas na Educação. Com a coordenação de Patrícia Diaz, diretora de Desenvolvimento Educacional na Comunidade Educativa CEDAC, o grupo procurou responder à seguinte questão: “Por que se resiste ao uso da TIC em sala de aula?”.

Para tanto, Patrícia propôs um planejamento de estudo baseado em quatro atividades. Conheça, a seguir, todos os detalhes.

Atividade 1
O primeiro post foi direcionado à apresentação dos participantes, que deveriam falar um pouco de si e compartilhar os motivos que os levaram a integrar o grupo. A embaixadora Priscila Araújo aproveitou para já fazer uma pergunta:

Priscila

Para ver o post completo e conhecer o perfil dos participantes, clique aqui.

Atividade 2
Na sequência, Patrícia solicitou a leitura de cinco frases comuns que ela ouve de professores quando o assunto é o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Cada participante, então, deveria escolher uma delas para comentar.

Frases

Polêmico, não? Para ver os comentários dos educadores, clique aqui.

Atividade 3
Já na penúltima atividade, a coordenadora do grupo indicou trechos de livros de Delia Lerner, Emilia Ferreiro e Cesar Coll, três grandes referências da Educação, além de sugestões de vídeos e textos sobre as TICs. O objetivo, aqui, era relacionar os materiais com as frases apresentadas na atividade 2.

pensadores

Para não perder as outras indicações, clique aqui!

Atividade 4
Para fechar a sequência de estudo, os educadores foram convidados a comentar o que poderia ser melhorado na própria prática pedagógica com relação ao uso da TIC, levando em consideração o que haviam discutido no grupo. Veja o comentário da Anna Silva, outra embaixadora da rede.

atividade 4

Ficou com vontade de curtir ou comentar a mensagem dela? Acesse aqui.

Bacana, não é mesmo? E isso foi apenas um resumo, já que cada atividade foi seguida por um post extra da Patrícia, em que ela comentou as contribuições dos participantes e contribuiu ainda mais para o desenvolvimento do grupo.

final

Vale ainda dizer que a partir do dia 27 de março, o grupo segue aberto, porém sem mediação, para qualquer educador publicar novos posts e compartilhar suas reflexões. Não deixe de aproveitar! ;)

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias