Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

11 posts no Twitter legais para conhecer museus do mundo inteiro

POR:
NOVA ESCOLA

Entre os dias 23 e 27, alguns dos museus mais legais do mundo estão participando do #MuseumWeek (Semana dos Museus, em português), uma campanha de divulgação dos seus acervos no Twitter. A organização lançou cinco diferentes temas sobre os quais devem ser postadas imagens e mensagens na rede social: Segredos (#SecretsMW), Souvenirs (#SouvenirsMW), Arquitetura (#ArchitetureMW), Inspiração (#InspirationMW), Família (#FamilyMW), Favoritos (#FavMW) e Poses (#PoseMW). As publicações podem ser feitas pelos perfis dos próprios museus ou por visitantes que tenham passado por eles. Algumas das instituições mais famosas do mundo aderiram ao projeto, como o Museu do Louvre, de Paris, e o Museu Metropolitano de Arte, de Nova Iorque. Aqui no Brasil, o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e o Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro, são algumas das instituições que também estão participando.

Separamos abaixo algumas das mensagens mais bacanas que encontramos na rede. Nelas você vê bastidores e curiosidades sobre as instituições e o trabalho de seus funcionários. O movimento vai até o final da semana, então vale a pena ficar atento para ver o que será publicado. Para acompanhar as publicações, é só seguir os perfis dos seus museus favoritos ou visitar o site oficial da campanha (em inglês): http://museumweek2015.org/en/.

1.Instituto Inhotim, MG, Brasil

2. Museu de Arte do Rio (MAR), RJ, Brasil

 

3. Centro Pompidou-Metz, Paris, França

Tradução: “As esquipes trabalham duro na montagem da exposição Leiris&Co.”

4. Museu Britânico, Londres, Inglaterra

 

Tradução: “Essa joia escondida é a nossa sala de estudo de impressos e desenhos, lar de mais de 2 milhões de trabalhos em papel.”

5. Museu do Louvre, Paris, França

Respondendo à imagem postada pelo Museu Britânico, a mais famosa instituição da França responde: “Lugar bacana! O que acha da nossa sala de impressos?”

6. Museu de Arte Moderna (MoMA), Nova Iorque, EUA

 

Tradução: “Em 2013, os conservadores do MoMA encontraram uma pintura escondida de Magritte usando um aparelho de Raio-X”.

A imagem publicada pelo museu é o resultado de um raio-X feito na obra “O Retrato”, de 1935. É comum que os museólogos façam esse tipo de procedimento ao estudar um quadro. Foi exatamente o que aconteceu: enquanto os especialistas vasculhavam a pintura para preparar uma exposição sobre seu pintor, o belga René Magritte (1898 – 1967), eles descobriram que o pintor a havia pintado por cima de uma outra obra, considerada perdida desde a década de 1930. O único registro do quadro recém-descoberto é esta fotografia presente um catálogo.

7. Museu do Café, SP, Brasil

8. Museu Antonio Parreiras, RJ, Brasil

9. Museu da Diversidade, SP, Brasil

10. Museu Metropolitano, Nova Iorque, EUA

No desafio #SouvenirsMW, os internautas e os museus são desafiados a publicar imagens dos produtos disponíveis nas lojas dos museus.

Tradução do tuíte: “Você sabia que o mascote do Met é um hipopótamo azul chamado William?”

11. Museu Casa de Portinari, SP, Brasil

Tags

Guias