Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Tutoriais para avançar no uso de oito recursos digitais

POR:
NOVA ESCOLA

Sites, aplicativos e recursos digitais com potencial didático | Crédito: Reprodução

A capa da edição de março de NOVA ESCOLA analisa o potencial didático de algumas ferramentas digitais. Além de planejar a forma de aplicá-las, é importante conhecer bem as funcionalidades básicas de cada uma. Por isso, selecionamos diversos tutoriais dos softwares, sites e aplicativos analisados na reportagem. E aí, vamos lá? ;-)

Facebook
A maior rede social do mundo é repleta de recursos que, se bem utilizados, podem contribuir para a troca de informações e as discussões em grupo. A própria reportagem de NOVA ESCOLA traz um tutorial sobre a criação de listas, que você pode ver em abr.ai/listaface. Mas, para quem ainda tem pouca intimidade com o Face ou ainda nem tem um perfil, o portal TechTudo mostra como criar uma conta, enviar fotos e trocar mensagens. Clique aqui e acesse. E tem, ainda, a própria central de ajuda do Facebook, com tópicos bem explicados.

WordPress
O site que descomplicou a criação de blogs e sites na internet tem um potencial de uso considerado alto pelos especialistas ouvidos na matéria. Não acredita que seja tão simples? Pois o canal Partilho, do YouTube, publicou um vídeo que demonstra isso:

E se quiser aprofundar, ainda há outros dois materiais de consulta: O Canal WP, que ajuda a explorar as várias possibilidades. A comunidade WordPress traz uma página de suporte bastante completa, que tem fóruns, uma lista de vocábulos típicos da ferramenta  e outros textos de consulta.

Instagram
Embora seu potencial de uso didático seja considerado baixo, vale ficar por dentro das funcionalidades do Instagram, a rede social que já tem mais de 300 milhões de usuários no mundo. O site TechTudo tem um tutorial completinho sobre ela. Para ler, clique aqui.

Twitter
140 caracteres, inúmeras possibilidades. Muito útil para trabalhar gêneros como o haicai, o Twitter é fácil de usar e ainda oferece uma eficiente central de ajuda, com um passo a passo para os iniciantes e muito mais. E para ter mais ideias sobre como aproveitar bem o recurso, acesse também o link sugerido na reportagem: abr.ai/usostwitter.

Google Maps
Você sabia que, além de navegar pelas diversas possibilidades de visualização, é possível criar mapas personalizados? A página de suporte do Google Maps ensina como fazer isso! Dá para escolher linhas e formas e marcar lugares. Com isso, você pode atender melhor as necessidades da turma. Clique e conheça o tutorial.

Youtube
Além de buscar, no imenso repositório, conteúdos que enriqueçam suas aulas, a possibilidade de publicar vídeos cria alternativas interessantes. No próprio YouTube, há vários tutoriais sobre como utilizar a ferramenta. Um deles, que você pode assistir abaixo, demonstra o upload de um vídeo: 

Para explorar outras funcionalidades, o canal Dicas para Youtubers traz outros tutoriais. E há, ainda, a página de suporte do próprio serviço (clique aqui).

Whatsapp O aplicativo que revolucionou a troca de mensagens pelo celular, destronando o SMS, é simples de usar. O site Tecmundo ensina como instalar, configurar e usufruir das principais funcionalidades dele (clique aqui).

Skype Como ressalta a reportagem, o software de chamadas com vídeo da Microsoft é muito útil para as aulas de Língua Estrangeira e atividades sobre o gênero entrevista. O site Softonic, que tem um canal no YouTube, gravou um tutorial que mostra, de maneira simples, como utilizar a ferramenta:

E para quem ainda não tem o Skype instalado e quer conhecer mais os recursos que ele oferece, é só visitar a página do produto, clicando aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias