Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Novo site permite troca de informações entre educadores

POR:
NOVA ESCOLA

Site Gente que Educa permite troca de informações entre educadores

“A complexidade do trabalho escolar exige o desenvolvimento de equipes pedagógicas colaborativas. A competência coletiva é mais do que a somatória das competências individuais – é a necessidade de uma nova profissionalidade docente.” Essa frase do Antonio Nóvoa, catedrático da Universidade de Lisboa, aponta para um desafio e uma saída. O desafio, que você, educador, vivencia na pele diariamente, é que ser professor ou gestor é difícil, complexo, uma tarefa que exige formação consistente. A saída é que essa trajetória de formação, hoje em dia, não é mais um percurso solitário. Para dar conta da complexidade da tarefa de educar hoje em dia, é preciso trabalhar junto, colaborativamente.

Nós, da Fundação Victor Civita, que publica as revistas e sites de Nova Escola e Gestão Escolar, passamos boa parte deste ano preparando uma grande novidade que tem muito a ver com essa ideia. Chegou a hora de mostrá-la, com muita alegria, agora, na semana do professor: o site Gente que Educa. O endereço é bem simples (www.gentequeeduca.org.br). Para usar todos os recursos que ele oferece, você precisa apenas preencher um cadastro, criando login e senha. É gratuito, vale lembrar. Ele é colaborativo e funciona como uma rede social, mas é muito mais do que isso. No Gente que Educa, você vai encontrar:

  • Uma ampla comunidade de educadores de todo o Brasil para interação profissional
  • Página de notícias personalizada com as notícias mais importantes para você (igual a redes como Facebook, Twitter e LinkedIn).
  • Uma agenda colaborativa de eventos, em que você confere, compartilha e adiciona seminários, cursos e concursos que possam interessar educadores de todo o país. A área de planos de aula de NOVA ESCOLA, que desde agosto está aberta para você subir seus próprios planos ou adaptar os planos do nosso acervo. Ela é um sucesso: em apenas dois meses, já são seis mil professores cadastrados e mais de 300 planos criados ou adaptados.
  •  A Superbusca da Educação, que é um Google da Educação, em que você encontra apenas os recursos mais confiáveis para a sua aula, estudo ou pesquisa.
  •  Grupos de estudo e de discussão, liderados por especialistas e por Educadores Nota 10.O grande destaque do lançamento são os grupos de estudo e discussão. É algo inédito e muito bacana: é a chance de entrar em contato com referências em diversas disciplinas e áreas de atuação na Educação, trocar ideias e aprender muito. Os grupos de discussão são livres e podem ser criados por qualquer educador – inclusive você, sobre o tema que você escolher. Eles são liderados por especialistas, têm uma duração determinada e um programa mais fixo, que inclui bibliografia indicada, vídeos e recursos multimídia para a reflexão que o mediador propuser. Agora no lançamento, já temos grupos de estudo muito bacanas que queremos apresentar para você:
  • Mídias Digitais na Educação, liderado pelo Educador Nota 10 Jorge Cesar Barboza Coelho. O grupo busca discutir possibilidades emprego das tecnologias digitais na educação.
  • O ensino de geometria nos anos iniciais, proposto pela Educadora Nota 10 Andréia Silva Brito. A Andréia já publicou até a ementa e o cronograma de estudos coletivos.
  • O lúdico como prática corporal, coordenado pelo selecionador do Prêmio Educador Nota 10 Marcos Santos Mourão, o Marcola, professor de Educação Física da Escola da Vila, em São Paulo. Marcola pretende discutir jogos na Educação e as intervenções indispensáveis do professor que quer utilizá-los com a turma.
  • Educação empreendedora, com o educador Fernando Dulinski. O desafio que o Fernando propõe é debater os conceitos e práticas dessa área inovadora e discutir como aplicá-la em um ambiente educacional tradicional.

E aí, curtiu? A gente te convida a embarcar conosco nesse novo ambiente e apontar suas dúvidas, críticas e sugestões. Vamos juntos. Somos Gente que Educa.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias