Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

10 livros essenciais para o professor de Educação Física

Confira nossa lista para especialistas da área

POR:
Anna Rachel Ferreira

Quadra de basquete vazia

Em novembro do ano passado, publiquei o post 10 livros essenciais para a formação do professor, que foi muito acessado e comentado por vocês. E durante nossa enquete de férias, muitos leitores me contaram que sentiram falta de livros específicos para sua área da atuação. Pois, então, preparem-se para a novidade de 2016! Uma vez por mês, eu convidarei um especialista de área para fazer uma lista com os livros que todo o professor daquela disciplina precisa ter na estante (como lido, sublinhado e anotado, claro!).

Inspirada pelos Jogos Olímpicos, que acontecerão de 5 a 21 de agosto próximos, no Rio de Janeiro, pedi para o professor Fábio D’Ângelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação, de São Paulo, a inaugurar as listas deste ano. Confira as sugestões e os comentários dele!

capa do livro educacao-de-corpo-inteiro-

1 – Educação de Corpo Inteiro
João Batista Freire, 224 págs., Ed. Scipione, tel.: 0800 161 700. No momento, disponível apenas em bibliotecas e sebos.
“Publicado há 25 anos, é um clássico nacional para professores que atuam com a Educação Física na Educação Básica. Oferece fundamentos teóricos e práticos que valorizam o jogo como recurso para uma intervenção pedagógica que possa integrar corpo e mente no espaço escolar.”

oficinas do jogo

2 – Oficinas do Jogo
João Batista Freire (Org.), 272 págs., Ed. Avercamp, tel.: 11/ 3226-3111, 60 reais.
“Registro de pesquisas aplicadas por um grupo de estudos em Educação Física com uma proposta transdisciplinar. Apresenta relatos interessantes de como, a partir do jogo, ela pode mobilizar nas crianças a construção de conhecimentos de base, como aprender a aprender, aprender a pensar e aprender a viver.”

Aprender com Jogos e Situações-Problema

3 – Aprender com Jogos e Situações-Problema
Lino de Macedo; Ana Lúcia Petty e Norimar Passos, 120 págs., Ed. Artmed, tel.: 0800 703 3444, 64 reais.
“É discurso comum na Educação Física a valorização do jogo como um conteúdo que estimula as boas aprendizagens. A experiência teórica e prática dos autores contribui para uma melhor compreensão de como os jogos e situações-problema podem ser recursos úteis para uma aprendizagem diferenciada e significativa.”

livro Pedagogia da Cultura Corporal

4 – Pedagogia da Cultura Corporal
Marcos Neira e Mario Nunes, 296 págs., Ed. Phorte, tel.: 11/ 3141-1033, 40 reais.
“Este livro sugere uma reflexão importante sobre a cultura corporal como campo de atuação pedagógica da Educação Física. Os autores, com uma visão crítica e propositiva, acenam para a construção de um currículo que considere a voz dos alunos, sua cultura e as diferentes linguagens corporais.”

Práticas Pedagógicas Reflexivas em Esporte Educacional: Unidade Didática como Instrumento de Ensino e Aprendizagem

5 – Práticas Pedagógicas Reflexivas em Esporte Educacional: Unidade Didática como Instrumento de Ensino e Aprendizagem
Adriano Rossetto Jr.; Caio Martins Costa e Fabio Luiz D´Angelo, 184 págs., Ed. Phorte, tel.: 11/ 3141-1033, 49 reais,
“Este livro retrata o trabalho desenvolvido por professores que se dedicam a planejar, aplicar e avaliar a qualidade do seu ensino. São apresentadas 11 unidades didáticas na temática do esporte educacional que integram aspectos relacionados à seleção de objetivos, expectativas, estratégias, atividades, indicadores e instrumentos de avaliação.”

Esporte-de-rendimento-e-esporte-na-escola

6 – Esporte de Rendimento e Esporte na Escola
Marco Paulo Stigger e Hugo Lovisolo (Orgs.), 218 págs., Ed. Autores Associados, tel.: 19/ 3789-9000, 54 reais.
“O esporte é um dos conteúdos mais privilegiados nos currículos da Educação Física. Os autores deste livro debatem e sublinham a importância de estudar, ensinar e aprender o esporte como um elemento estruturante da cultura corporal que tem valor formativo e educacional.”

Educação Física no Ensino Fundamental Da Inspiração à Ação

7 – Educação Física no Ensino Fundamental: Da Inspiração à Ação

Walter Roberto Correia e Barbara Muglia Rodrigues, 256 págs., Ed. Fontoura, tel.: 11/4587-9611, 44 reais.
“Na primeira parte, os autores expressam conceitos e ideias que legitimam a presença da Educação Física no currículo escolar. Na segunda, evidenciam-se relatos de experiência que podem motivar os educadores ao trabalho em diferentes temáticas como a luta, a dança, o circo e a ginástica artística.”

Educação Como Prática Corporal

8 – Educação Como Prática Corporal
João Batista Freire e Alcides Scaglia, 184 págs., Ed. Scipione, tel.: 0800 161 700. No momento, disponível apenas em bibliotecas e sebos.
“O livro apresenta uma sugestão de planejamento curricular organizado por temas, subtemas e atividades, distribuídos por anos ou ciclos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Trata-se de uma proposta que pode auxiliar os professores de Educação Física a planejar suas aulas com mais segurança e agilidade.”

Educação Física na Escola: Implicações Para a Prática Pedagógica

9 – Educação Física na Escola: Implicações Para a Prática Pedagógica
Suraya Darido e Irene Conceição Rangel (coordenação), 316 págs., Ed. Guanabara Koogan, tel.: 11/ 5080-0770, 141 reais.
“A partir da contextualização de como a Educação Física escolar e suas diferentes abordagens evoluíram ao longo do tempo, este livro dá bons subsídios aos professores para o trabalho com os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais inerentes às diferentes práticas da cultura corporal de movimento.”

Educação Física Desenvolvimentista Para Todas as Crianças

10 – Educação Física Desenvolvimentista Para Todas as Crianças
David Gallahue e Frances Donnelly, 726 págs., Ed. Phorte, tel.: 11/ 3141-1033, 105 reais.
“Edição atualizada e amplamente revisada sobre a abordagem desenvolvimentista e suas possibilidades de aplicação na Educação Física escolar. O livro aborda conteúdos teóricos e práticos que contribuem para a elaboração de um programa com foco no desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras.”

 

Espero que tenham gostado! Se já leram esses livros ou têm outros títulos que consideram essenciais para os colegas da Educação Física, conte para gente aqui nos comentários. ;)

Até o próximo post!
Anna Rachel

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias