Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Um tipo de letra para cada trabalho

POR:
NOVA ESCOLA

Onde encontrar e como usar fontes gratuitas na internet

Como já dissemos antes aqui no blog, cada tipo de letra tem sua personalidade. Portanto, a escolha de uma fonte pode ajudar na comunicação e deixar seu trabalho mais atraente.

Para textos informativos, o ideal é não arriscar muito, pois o importante aqui é a clareza e o conforto da leitura. Fontes serifadas (com aqueles tracinhos nas extremidades das letras, como a Times, Georgia etc) e sem serifas (como a Arial, Helvética etc) são a melhor opção.

Mas na hora de criar um título ou uma marca para a sua apresentação, blog, jornal, cartaz, capa de livro ou qualquer outro tipo de material, sempre vai existir um tipo de letra que combina bem com o tema abordado e vai dar um toque final ao seu trabalho ou dos seus alunos. Um exemplo clássico é utilizar uma fonte gótica na capa de um trabalho sobre a Idade Média.

É muito fácil encontrar sites que oferecem fontes gratuitas (é só digitar “fontes grátis” no Google…) e também é muito simples baixar e instalar no seu computador os tipos que você escolher.

Um dos primeiros sites que deve aparecer na sua busca é o Dafont. Lá você encontra fontes manuscritas, góticas, estrangeiras, temáticas e também fontes do tipo dingbats (onde cada letra corresponde a um desenho), que podem ser usadas como ícones para ilustrar o seu projeto.

As fontes são oferecidas para baixar em arquivos .ZIP, que devem ser descompactados após o download, dando um duplo clique sobre eles. E para fazer a instalação da fonte no Windows, basta dar dois cliques novamente sobre o arquivo e logo vai aparecer a opção “instalar”. Pronto! Agora é só abrir o programa que você usa para fazer seus trabalhos (Word, PowerPoint etc) e conferir se a sua nova fonte instalada aparece entre as opções.

Para quem já é um pouco mais familiarizado com os recursos da internet, outro site bem bacana é o Google Fonts. Lá, as fontes também podem ser baixadas, mas para quem quiser usá-las em blogs, sites e outras aplicações para web isso nem é necessário, pois o site oferece a opção de incorporá-las online (embedar) no seu trabalho.

Tipografia não é só coisa de designer, experimente você também!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias