Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Formação Online: cursos gratuitos nas melhores universidades do mundo

POR:
NOVA ESCOLA

Shutterstock

A tecnologia não é só games e navegação na web, certo? Ela pode ser também uma valiosa ferramenta de aprendizagem para você, professor. Afinal, o mundo digital permite descobrir oportunidades de aprendizagem que não eram acessíveis há 20 anos. Hoje, o acervo de instituições de ensino no mundo todo começa a ser disponibilizado pela web (e a maioria de forma gratuita). Essas iniciativas investem nos chamados MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Online Gratuitos e Massivos) e indicam novos caminhos para a Educação em diversos segmentos.

Um exemplo é o portal E-aulas, da Universidade de São Paulo (USP), que reúne cursos on-line em diversas áreas do conhecimento, totalizando mais de 949 horas de aulas. A página da graduação em Pedagogia, por exemplo, tem material para quem quer se manter atualizado sobre temas como a Inclusão, com aulas do curso de Ensino de Ciências na Perspectiva da Educação Inclusiva. Também há opções de aulas em disciplinas como a Geografia, além de outras da área de Exatas e Biológicas.

A Coursera é outra plataforma virtual que oferece cursos on-line gratuitos. O site reúne aulas de universidades de ponta no mundo todo, como Princeton e Stanford, nos Estados Unidos. A maioria das aulas está em inglês, mas graças a uma parceria com a Fundação Lemann, o portal está lançando aulas traduzidas para português. A ideia é traduzir 12 cursos até o fim do ano. Vale ficar de olho na programação do site, que exige um cadastro para começar a fazer as aulas

.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias