Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Arte de graça e sem fila no Google Cultural Institute

POR:
NOVA ESCOLA

Google Cultural Institute. Arte e cultura grátis na web.

Um passeio virtual não substitui uma visita ao museu ou a qualquer lugar interessante, mas torna possível o acesso a um mundo de conhecimento, em uma experiência cada vez mais interativa.

Além de um enorme acervo de obras de arte, fotografias, artefatos e documentos históricos com altíssima qualidade de imagem, o Google Cultural Institute reúne vídeos e passeios virtuais por locais considerados patrimônios da humanidade.

Quer embarcar nessa excursão? Escolha o seu assento, convide seus alunos e bom passeio! Ou melhor, boas aulas!

Google Art Project

Já citado aqui anteriormente, mas agora com um acervo muito maior (40 mil imagens de mais de 40 países), o Google Art Project abriga obras de museus grandes e pequenos, clássicos e modernos, conhecidos mundialmente e comunitários com imagens de obras em alta resolução, que compreendem desde óleo sobre tela até esculturas e mobiliário. Algumas pinturas estão disponíveis em formato “gigapixel”, permitindo aumentar o zoom até enxergar cada pincelada em detalhes. Além dos clássicos, você também pode conferir os grafites que colorem os muros de várias cidades do mundo na Coleção de Arte de Rua. Tudo organizado e contextualizado. Para completar, você ainda pode criar e compartilhar sua própria galeria de arte virtual.

World Wonders Project

O World Wonders Project apresenta patrimônios da humanidade, de tempos modernos e da antiguidade, por meio do Street View, modelagem em 3D e outras tecnologias do Google. Explore locais históricos como Ouro Preto e Congonhas, em Minas Gerais, os sítios arqueológico de Pompeia, na Itália, ou Stonehenge, na Inglaterra; lugares isolados como o Grand Canyon, nos EUA; ou até mesmo submersos, como a Grande Barreira de Corais, na Austrália. Conheça mais sobre a história e o passado de cada local, com informações fornecidas por meio de uma parceria com a Unesco.

Momentos históricos

Muitas instituições culturais têm amplos acervos de informações, muitos dos quais nem sempre podem ser colocados em uma exposição pública. Por meio de museus e curadores parceiros, o canal criou exposições para levar esses acervos ao público, disponibilizando-os online. Explore momentos históricos, personalidades culturais, ciência e tecnologia e outras categorias, navegando por fotos, vídeos, manuscritos e documentos em uma ampla gama de temas: das cartas escritas por Nelson Mandela na prisão à era de “La Dolce Vita” na Itália.

Google Cultural Institute - Momentos Históricos

Vale muito a pena conferir. Com certeza você vai encontrar material para uma boa aula de Arte, História, Geografia, Ciências, etc.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias