Já ouviu falar do programa Educação Brasileira? É uma produção semanal da Univesp TV, canal da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Em 30 minutos de vídeo, especialistas de diversas áreas são entrevistados e debatem problemas e desafios de professores e gestores escolar.
A pauta é variada: vai de políticas públicas (PNE, acesso ao Ensino Médio, exclusão escolar) a discussões de desafios concretos da sala de aula (alfabetização, ensino de Química e uso do livro didático foram alguns dos temas tratados).
No Youtube, há uma bela target=”_blank”>playlist com o acervo de todas as edições do programa. Entre as centenas de entrevistas, indicamos abaixo cinco que valem a pena tanto pela polêmica do tema quanto pela qualidade dos entrevistados. Confira:
1- Diretor deve poder ser demitido da rede pública?
A polêmica Um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo prevê que os novos diretores das escolas da rede estadual possam ser demitidos caso não atendam às expectativas de desempenho.
Entrevistadas Neide Noffs e Helena Albuquerque, ambas docentes da PUC-SP.
2- Como lidar com a heterogeneidade em sala de aula?
A polêmica Aborda uma dificuldade que aflige dez entre dez educadores: caminhos para tratar as diferenças presentes entre os alunos de qualquer sala de aula, em qualquer etapa.
Entrevistadas Miriam Brito Guimarães, que pesquisou o tema em mestrado da FE-USP, e Silvia Carvalho, do Instituto Avisalá.
3- Como estudar?
A polêmica Discute ações para potencializar o hábito de estudar dos alunos, como a adoção de uma agenda semanal de compromissos.
Entrevistada Ana Lúcia Cortegoso, professora da Ufscar.
4- Letra cursiva: sim ou não?
A polêmica Debate a decisão do estado americano de Indiana de abandonar o ensino da letra cursiva (a “letra de mão”).
Entrevistada Maria Helena de Moura Neves, professora da Unesp.
5- O que pensam as crianças e os adolescentes?
A polêmica Apresenta e discute pesquisa sobre contrastes entre desejos e visões de alunos do Fundamental 1 e do Ensino Médio.
Entrevistadas Ana Helena Meirelles Reis, da Multifocus Pesquisa, e Silvia Gasparian Colello, professora da FE-USP.