Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Cresce uso de tablets e computadores na escola

POR:
NOVA ESCOLA

A pesquisa TIC Educação 2013, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), mostra que aumentou o uso de recursos tecnológicos nas escolas brasileiras. Quase a totalidade das instituições tem computador e acesso à internet. “Essa máquina fica, em geral, na sala do diretor ou coordenador pedagógico e é voltada para usos administrativos”, disse Camila Garroux, coordenadora do projeto TIC Educação no target=”_blank”>hangout que NOVA ESCOLA acompanhou ontem (15). Além disso, 76% das unidades públicas possuem computadores disponíveis para uso com os alunos. O principal local para uso pedagógico é o laboratório de informática (85%). A conexão sem fio – aspecto fundamental para a mobilidade – está presente em 71% das escolas. Outro destaque é o crescimento dos tablets: em 2012, apenas 2% das instituições públicas possuíam esse tipo de equipamento, em 2013, o número chegou a 11%. Foram entrevistados alunos, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas e particulares de centros urbanos.

A pesquisa também indica que professores e estudantes estão mais conectados. Ambos costumam falar entre si pela Internet. Além disso, 47% dos docentes de escolas públicas levam seu notebook ao trabalho. A tendência de mobilidade é vista também na casa dos educadores, onde o computador portátil superou o de mesa. Também quadruplicou o número de profissionais com tablet de um ano para outro. Nas instituições públicas, 46% dos professores declararam utilizar o computador e Internet em atividades com os alunos – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano de 2012.

Com ajuda da tecnologia, eles planejam atividades e buscam recursos para incrementar as aulas. Os itens mais usados são ilustrações e imagens obtidas da Internet (84%), seguidos de textos (83%) e questões de provas (79%). Em quarto lugar, aparecem vídeos e animações (74%). Também cresceu o percentual de docentes que acessou a Internet por meio do telefone celular: de 6% em 2010 a 38% em 2013. Já os estudantes estão mais acostumados com este tipo de recurso: 63% usam a internet no celular, sobretudo fora da escola.

Apesar do crescimento, ainda existem problemas de infraestrutura, relacionados ao número de equipamentos e à velocidade da internet. Os dados também sugerem que é preciso aprimorar a qualidade do uso da tecnologia, pois os docentes não criam conteúdos próprios, reproduzindo materiais encontrados na Internet – apenas 21% publicaram na rede. “Existe o desafio de desenvolver a autoria do professor”, completa Camila.

E você, como usa os recursos tecnológicos? Costuma criar materiais próprios ou recorre a Compartilhe com a gente!

Tags

Guias