Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Saiba o que são e como utilizar os agregadores de conteúdo

POR:
NOVA ESCOLA

É comum você se sentir perdido em meio à avalanche de informações despejadas todos os dias na internet? Mesmo quando você escolhe seus sites para pesquisa, é difícil, na correria do dia a dia, conseguir acessá-los diariamente para se manter informado, não é verdade?

Então, saiba que existe uma ferramenta que pode ajudá-lo a acessar facilmente todas as atualizações de suas páginas preferidas. São os agregadores de conteúdo. Eles podem ser instalados em seu computador, tablet ou smartphone para compilar, de tempos em tempos (você determina a periodicidade), os novos conteúdos publicados nos sites que você escolher. Aí, em vez de ter que acessar as páginas uma a uma, as atualizações ficam disponíveis em um só lugar.

Como funciona?
Os agregadores são programas leitores de documentos baseados na tecnologia RSS (sigla em inglês para Really Simple Syndication), uma linguagem de formato simplificado para apresentação do conteúdo de um site, identificada pela imagem que aparece no início deste post.

Para acessar as informações dessa forma, você só precisa selecionar e instalar um leitor de RSS em seu dispositivo digital (computador, tablet ou smatrphone) e indicar em quais sites o programa deve buscar pelos feeds, como são chamadas essas atualizações. Outra alternativa é assinar o serviço de RSS dos sites de seu interesse. Geralmente, ele aparece ao lado dos ícones das redes sociais ou no rodapé da página.

A seguir indicamos três agregadores de conteúdo gratuitos e fáceis de utilizar.

Feedly
Ótima opção para quem procura um leitor que funcione em diferentes dispositivos. O aplicativo conta com versões para os sistemas operacionais IOS e Android e pode ser instalado no computador como extensão do navegador Google Chrome. Sua aparência é similar a de um portal de notícias, com a diferença de que você pode navegar em vários sites partindo de um só lugar.

RSS Feed Reader
Se você utiliza o Google Chrome para acessar a internet, este pode ser o agregador mais indicado. Ele funciona como uma extensão desse navegador. Depois de instalado, é possível acessá-lo através de um botão posicionado no canto superior direito do Chrome, ao lado da barra de endereço.  Ao clicar no título, o conteúdo escolhido carrega diretamente na janela do navegador.

Flipboard 
Este aplicativo é para quem adora ver as novidades pelo celular e não abre mão de um visual caprichado. Com versões para IOS e Android, esse agregador proporciona uma navegação fácil e divertida, com os assuntos de interesse exibidos em um mosaico que lembra as editorias de uma revista.

Você utiliza outro tipo de agregador de conteúdo? Conte pra gente nos comentários…. E boa leitura!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias