Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Transforme suas fotos em vídeo em cinco etapas

POR:
NOVA ESCOLA


Você passou o ano todo tirando fotos para documentar as atividades realizadas com seus alunos e agora não sabe como disponibilizar esse material para a turma? Até pensou em fazer um clipe animado – como aquelas retrospectivas, comuns em festas de casamento – mas esbarra na falta de intimidade com o computador?

Então, hoje vamos dar um rápido passo a passo para que você transforme suas fotos em um clipe com efeitos de transição e trilha sonora.

A primeira coisa que você precisa ter é o programa Windows Movie Maker (se você não tem esse programa em seu computador, pode baixá-lo gratuitamente neste link).

Agora é colocar mãos à obra!

1º etapa: importar as fotos
O primeiro passo é importar as imagens que irão compor o vídeo. Para isso, basta clicar na janela em branco do lado direito da tela, onde estará escrito “clique aqui para procurar vídeos e fotos”. Você pode selecionar uma a uma as imagens (segurando a tecla “control” enquanto clica sobre as imagens escolhidas) ou selecioná-las todas de uma vez, pressionando “control + A”. Depois, é só escolher a ordem em que você quer que as fotos apareçam no seu filme, arrastando-as para a posição desejada.

2ª etapa: escolher transições e efeitos
Agora que já ordenou as “cenas” do seu filme, você pode escolher as transições entre uma imagem e outra. Para isso, basta clicar em “Início”, no canto superior esquerdo da janela do programa, que aparecerá uma galeria de efeitos para escolher. Ao parar o mouse sobre as miniaturas, você pode visualizá-lo. Para aplicá-lo ao seu filme, é só clicar sobre a transição desejada.

Dica: Dê preferência às transições mais “sóbrias” e padronize o uso delas em seu vídeo. Nesse caso, menos é mais!

3ª etapa: crie e edite legendas
Provavelmente, em algum momento do seu vídeo, você desejará colocar legendas para identificar um lugar ou situação. Ao importar os arquivos de fotos, o programa automaticamente cria algumas caixas de texto onde você pode escrever essas legendas. Você pode arrastá-las para o ponto desejado e editar o texto usando as ferramentas que aparecerão na barra superior. Além das funções mais comuns, como fonte e tamanho da letra, é possível escolher opções de animação para o texto, como mostra a imagem abaixo.

4ª etapa: sonorização
Seu clipe já está quase pronto. Para finalizá-lo, você só precisa escolher uma bela música para servir de trilha sonora. E você pode fazer isso em poucos cliques. É só clicar na aba “Início” e selecionar a opção “Adicionar uma música”.

Ao acessar a opção “Ferramentas de música”, é possível ajustar o “fade in” e o “fade out” para que o som comece e termine suavemente. Nessa mesma aba, você pode ainda regular o volume da música e determinar em que ponto ela deve começar e terminar. Para que a duração da reprodução das imagens coincida com o trecho da música selecionada, basta clicar em “Projeto” e selecionar a opção “Ajustar à música”. Ao lado desse comando, você também pode escolher o formato de reprodução do seu vídeo: “Padrão”(4:3), se você preferir exibir o seu vídeo em um formato quadrado, ou “Widescreen”(16:9), para o formato retangular.

5ª etapa: salvar e exportar seu vídeo
Terminou sua edição? Agora, é só assistir todo o clipe para ver se está tudo certo. Salve o projeto – caso você queira modificá-lo depois – e exporte p vídeo. No menu principal do programa (ao lado da guia “Início”), na opção “Salvar filme”, você pode escolher entre várias opções, como gravar um Dvd, mandar por e-mail ou criar uma versão para ser exibida no computador.

Gostou das dicas? Esse tutorial foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias