Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Leia o livro, veja o vídeo blog

POR:
NOVA ESCOLA

Você, professor de Língua Portuguesa, costuma ter dificuldade para conseguir despertar o interesse dos alunos para os clássicos da literatura? Já pensou em utilizar algum recurso que atualize a obra e a traga para uma realidade mais próxima da turma?

Pois foi exatamente isso que os norte-americanos Bernie Su e Margaret Dunlap fizeram com o projeto The Lizzie Bennet Diaries, que transforma o clássico Orgulho e Preconceito, da escritora inglesa Jane Austen, em uma divertida história contada em formato de vídeo blog (vlog), que é basicamente um blog constituído de vídeos em vez de textos.

Como no romance de Austen, a trama é toda centrada nas reflexões da protagonista Elizabeth Bennet sobre temas como cultura, moral e o papel social das mulheres na Inglaterra do século 19.

Essa pode ser uma boa escolha para apresentar a obra da autora para a turma e trabalhar temas atuais, assim como analisar diferentes gêneros textuais como o romance, o diário e o roteiro audiovisual, com base na comparação dos vídeos com o livro. Os temas abordados podem ser trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Além dos 106 episódios em vídeo (com legendas em português), a garotada pode conferir fotos de making of pelo Tumblr e comentar seus episódios favoritos no Twitter.

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão sobre como utilizar a tecnologia no ensino de alguma disciplina? Compartilhe com a gente!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias