Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

5 dicas para tornar a pesquisa na internet mais eficiente

POR:
NOVA ESCOLA

Página de pesquisa do Google

Encontrar boas informações no meio da quantidade gigantesca de conteúdo disponível na internet não é tarefa fácil. Uma busca eficiente depende de vários fatores: é preciso escolher as palavras mais importantes do assunto, checar se as fontes são confiáveis, entre outras coisas. No meio desse processo, alguns truques podem ser importantes. Por isso, listamos aqui cinco dicas que podem ajudar a otimizar suas pesquisas no Google.

1) Encontrar uma frase específica

Os mecanismos de busca procuram pelas principais palavras da frase que digitamos. Isso pode ser um problema se precisarmos encontrar uma frase específica, que lemos em uma entrevista ou cuja origem queremos descobrir.

Ao colocar as aspas na frase, o Google lista apenas os resultados em que existem frases exatamente iguais às digitadas.

2) Excluir um termo da busca

Às vezes pode ser necessário pedir que o sistema de busca deixe de fora resultados com uma palavra que não tem relação com o que queremos encontrar. Quando digitamos Caetano no Google, por exemplo, a maior parte dos primeiros resultados se refere ao cantor Caetano Veloso.

Se precisarmos encontrar outro personagem com o mesmo nome, retirar o sobrenome pode nos ajudar. Para isso, colocamos um sinal de subtração colado ao termo que não queremos encontrar. Por exemplo: Caetano -Veloso

3) Procurar em um site específico

Se você estiver planejando uma aula sobre multiplicação e quiser procurar ideias na internet. Obviamente, você não recorrer a qualquer site, porque eles podem ter erros e acabar atrapalhando a aprendizagem dos seus alunos, certo?

Nesse caso, pode ser importante saber como pesquisar em uma página específica. Para fazer isso, basta colocar a palavra site seguida de dois pontos e o endereço da página após os termos de pesquisa. Para achar os conteúdos de multiplicação publicamos em NOVA ESCOLA, é só digitar Multiplicação site:acervo.novaescola.org.br

4) Pesquise páginas relacionadas

Encontrou uma página interessante e quer ver se existem outras parecidas? Digite related: e o endereço da página original.

5) Procurar um tipo específico de arquivo

Digamos que você precisa procurar um artigo acadêmico, que provavelmente estará em formato pdf. Para dizer isso ao navegador, basta usar o comando filetype:tipo de arquivo. Para encontrar um trabalho sobre didática da Matemática em pdf, por exemplo, basta digitar Matemática filetype:pdf.

O próprio Google organizou uma página com vários conteúdos legais que explicam o funcionamento dos seus mecanismos de pesquisa e dão várias outras dicas. O endereço é www.google.com/insidesearch.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias