Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Copa das Confederações inspira criação de jogo virtual

POR:
NOVA ESCOLA

Game Copa das Confederações_Col Santa Maria

Crédito: Divulgação

A Copa das Confederações, que será realizada no Brasil este ano, serviu de tema para estudantes de 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental criarem um jogo virtual.

Doze alunos do Colégio Santa Maria, em São Paulo, que frequentam a oficina de Criação de Games, estão envolvidos na pesquisa e na produção de personagens e cenários para o jogo. Divididos em duplas, os alunos ficaram responsáveis por pesquisar as características históricas, geográficas e culturais dos países classificados para a Copa. “Seria muito óbvio criar um jogo de futebol. Então, desenvolvemos um roteiro em que um turista quer vir para a Copa e, para isso, ele precisa passar por cada país e enfrentar vários desafios”, explica o coordenador da oficina Muriel Vieira Rubens.

O personagem principal do jogo foi escolhido por meio de votação entre os alunos e batizado de Max, o mexicano. Kenzo Ishibashi, 13 anos, conta que sua dupla é responsável por produzir a fase do jogo em que Max chega à Espanha. “Pesquisamos na internet as imagens do país e nossa tarefa no momento é acrescentar mais características da cultura espanhola ao nosso cenário”.

Para o professor, a criação do jogo tem exigido dos alunos que desenvolvam a parte criativa, pois eles próprios desenham as imagens que irão utilizar, além da resolução de problemas e desenvolvimento do raciocínio lógico durante o processo de programação do game.

Você já participou ou conhece alguma experiência de criação de jogos em escolas?

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias