Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Mais 2 livros essenciais para os professores de Língua Portuguesa

Esse é nosso ponto de partida. A formação do profissional de educação se dá ao longo de toda a sua carreira

POR:
Anna Rachel Ferreira

Mais 2 livros essenciais para os professores de Língua Portuguesa

Foto: Shutterstock/Vinícius Tupinamba

Atendendo aos pedidos de vocês, leitores, vamos aumentar a nossa lista dos 12 livros indispensáveis para professores de Língua Portuguesa. Ebaaa! Logo que o post foi publicado, recebi vários pedidos de acréscimo. É sempre difícil fechar uma lista porque são muitas as obras relevantes, além das novidades que são publicadas. Mas, a Heloísa Ramos, autora da primeira versão, ficou tão animada com as sugestões que decidiu escrever para os docentes pedindo que eles justificassem suas indicações e eles responderam coisas bem bacanas que gostaria de compartilhar com vocês. Confiram abaixo.

analise-de-generos-e-compreensao-livros-essenciais-para-professores

Produção Textual, Análise de gêneros e compreensão (Luiz Antônio Marcuschi, 296 págs., Parábola Editorial, tel.: 11/5061-9262, 47, 70 reais)

Jordana Thadei:
Com profundidade e clareza, o autor apresenta o caminho trilhado pelos estudos linguísticos de como abordar a língua e a linguagem em sala de aula. Mostra o funcionamento da linguagem sob o aspecto textual-interativo, nas modalidades escrita e oral. A característica didática da obra é um dos destaques. Analisa criticamente diferentes perspectivas de um fato linguístico e apresenta atividades, com exemplos ilustrativos, glossários e indicações de leituras complementares, fundamentais ao professor em formação.

criacao-verbal-2-livros-para-professores

Estética da Criação Verbal (Mikhail Bakhtin, 512 págs., Ed. WMF Martins Fontes, tel.: 11/3292-2660, 69, 90 reais)

Adolfo Tanzi Neto :
Essa obra é essencial para os que queiram ter uma ampla compreensão da teoria bakhtiniana, desde o primoroso trabalho sobre a atividade estética na literatura russa até a tão discutida definição dos gêneros discursivos nos diversos campos de atividade humana.

Vale lembrar que esse é só um ponto de partida. A formação do profissional de educação se dá ao longo de toda a sua carreira e sempre haverá textos, estudos e pesquisas novas para contribuir com ela.

Gostou das novas indicações? Não se esqueça de registrar a sua opinião aqui nos comentários.

Até o próximo post!

Anna Rachel

Tags

Guias

Tags

Guias