Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Usar a internet, sim, mas com moderação

POR:
NOVA ESCOLA

 

Crédito: Imagem do site do Instituto de Psiquiatria

Você adia tarefas para ficar um pouco mais na internet? Se pega pensando que a vida sem internet seria chata? Dorme tarde demais porque quer ficar conectado? Se sente deprimido quando está off-line? Cuidado, esses podem ser sintomas de que você está viciado no mundo virtual.

O Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), tem uma área especializada na dependência da internet. No site dependenciadeinternet.com.br, você pode entender mais sobre o problema e acessar artigos que explicam este transtorno. Vale, também, fazer o teste “Você é um dependente de internet?” para detectar se você é viciado ou não.

A internet é uma ferramenta importante para estudar, trabalhar e conviver, mas o uso exagerado de e-mails, salas de bate-papo, jogos, compras e até de sites com conteúdos específicos pode ser problemático. Se você tem alunos adolescentes, é importante fazer esta reflexão com eles também. E, claro, se alguém perceber que tem problemas deve procurar ajuda. O ambulatório da USP tem grupos de apoio para jovens e para pais que lidam com este problema em casa. Fique de olho!

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias