Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

O que o seu peso diz sobre você (e sobre o mundo)?

POR:
NOVA ESCOLA

Relação de peso entre a população mundial | Foto: Diana Abreu

No site da rede inglesa BBC (www.bbc.co.uk/news/health-18770328), uma calculadora avalia o seu Índice de Massa Corporal (IMC) e mostra com que país ele se relaciona, comparando o seu resultado com o valor médio das nações. Você precisa inserir idade, sexo, altura, peso e país de residência. Mas, tudo é em inglês. Ao indicar a altura, por exemplo, é necessário usar ponto no lugar da vírgula para separar os decimais.

Um homem brasileiro que tem 40 anos, 1,80 metros de altura e 70 quilos tem um IMC semelhante ao do Quênia e está abaixo de 71% dos homens nesta faixa etária. Já uma mulher brasileira que, aos 50 anos, tem 1,60 metros de altura e 75 quilos está acima da média mundial para essa faixa etária, se igualando à média da Nova Zelândia.

Ao experimentar a ferramenta com sua turma, você pode levantar várias questões para refletir sobre os resultados. Avalie, por exemplo, se uma pessoa considerada magra tem a média de um país como a Etiópia, pois muitas pessoas de lá têm pouco peso. Por que isso ocorre neste local? Veja também se todos conhecem a localização e as características dos países que aparecem nos resultados, promovendo um debate sobre os achados.

Para complementar, no site da NOVA ESCOLA você encontra planos de aula sobre saúde e qualidade de vida que contemplam outras abordagens sobre o IMC. Acesse:

- Saúde e qualidade de vida

- O que é um prato bem feito?

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias