Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Uma maratona de hackers pela Educação

POR:
NOVA ESCOLA

E não é que existem mesmo os hackers do bem? Trinta deles estarão reunidos neste fim de semana em Brasília para o 1º Hackathon de Dados da Educação Básica, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Fundação Lemann.

Hackathon é uma maratona de hackers em que pessoas muito entendidas de tecnologia se reúnem para escarafunchar bases de dados. “O Inep produz um leque muito grande de dados educacionais, mas essas informações ainda chegam pouco para a sociedade”, diz Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann. “Nossa ideia com esse evento é poder disseminar essas informações e, com elas, influenciar políticas públicas na área de Educação.”

Cerca de 150 pessoas se inscreveram para participar do Hackathon e, entre elas, 30 foram selecionadas para compor oito equipes. As propostas incluem o desenvolvimento de aplicativos, o estudo de relações entre os dados do Inep e outras bases e ferramentas, todas construídas com os microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. O esboço inicial será testado pelos grupos durante a maratona de 36 horas e, no domingo, uma banca escolherá os três grandes vencedores. A premiação será uma bolsa em dinheiro, com valores diferentes para o 1º, o 2º e o 3º colocados, a fim de que os projetos sejam finalizados.

No site hackathondadoseducacionais.com você pode acompanhar esta iniciativa e, depois de domingo, conferir as surpresas que os hackers encontrarão no universo educacional.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias