5 livros essenciais para o professor de Educação Infantil
Etapa de ensino, que por longos anos foi colocada num lugar de assistencialismo, agora recebe bastante atenção
02/06/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
02/06/2016
Continuando a nossa série de livros essenciais aos professores e aspirantes à docência – já falamos de Pedagogia, Língua Portuguesa e Educação Física -, hoje o tema é Educação Infantil. Essa etapa de ensino que, por longos anos, foi colocada num lugar de assistencialismo, passou a receber bastante atenção e virou a meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a universalização da pré-escola até 2016 e a ampliação da oferta em creches até 2024.
Para formular uma lista de livros que os educadores dos pequenos precisam ler, chamei a professora Cássia Maria Vieira Silva, que trabalhou na Educação Infantil da Rede Municipal de São José dos Campos por 29 anos e hoje faz formação de professores e gestores. Confira os títulos indicados por ela:
1) Baby-Art: os primeiros passos com arte (Anna Marie Holm, 94 págs., indisponível para compra)
Desde muito cedo, o acesso a diferentes tipos de materiais e suportes de arte estimula a criatividade dos bebês. Esse livro sugere uma diversidade de instrumentos e lugares não convencionais para desenhar e pintar, que possibilitará aos bebês a exploração de inúmeras sensações táteis e sensitivas, despertando neles o processo de criação através de muita diversão.
2) As cem linguagens das crianças: a experiência de Reggio Emilia (Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, 400 págs., 78 reais)
Umas das ações educativas mais importantes envolve a escuta e o olhar cuidadoso sobre a criança. A necessidade de construção de uma nova escola em Reggio Emília possibilitou uma abordagem de Educação da primeira infância onde a criança é colocada no papel de protagonista. As propostas de ensino são desenvolvidas por meios de projetos construídos com a ajuda dos próprios pequenos, em que a comunidade também é envolvida.
3) O trabalho do professor na Educação Infantil (Zilda Ramos de Oliveira org., 344 págs., 68 reais)
Subsidia professores e educadores quanto ao trabalho na Educação Infantil. A obra aborda o planejamento das práticas pedagógicas, a construção de ambientes significativos e ricos de intencionalidade, a saúde, os cuidados e interações entre infância e cultura e reflete sobre o papel do adulto mediador.
4) Desenvolvimento e Aprendizagem (Alysson Carvalho, Fátima Salles e Marília Guimarães, 142 págs., 27 reais)
Aborda como se dá a construção social e cultural da infância, pela perspectiva da criança, através das suas ações como a brincadeira, a imitação, a repetição e a interação social, enfocando como ela significa o mundo através da produção simbólica.
5) O Cuidado com bebês e crianças pequenas na creche (Janet Gonzalez-Mena, Dianne Widmeyer Eyer, 384 págs., 87 reais)
Referência nas práticas educativas dos primeiros anos da Educação Infantil, esse livro apresenta um trabalho baseado no cuidado, que valoriza a brincadeira e a exploração de materiais e ambientes. O escrito nos conta um pouco sobre o universo que circunda os Bebês e indica caminhos.
Gostaram da lista? Quais livros vocês acham que deveriam ser acrescentados? Conte pra gente nos comentários!
Até o próximo post!
Anna Rachel
Últimas notícias
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais