Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Top 10: os melhores posts do Blog de Leitura

POR:
Anna Rachel Ferreira

blog_leitura_retrospectiva-2015

Oi, pessoal!

Hoje quem escreve aqui no blog sou eu. Deixa eu me apresentar… Meu nome é Elaine Iorio, sou editora do site NOVA ESCOLA e, assim como vocês, tenho uma grande paixão pelos livros. Mas não se preocupem. A substituição tem um ótimo motivo: Anna Rachel, dona desse espaço, está curtindo merecidas férias. J

Com o final do ano se aproximando, é impossível não olhar para trás e relembrar alguns momentos especiais aqui na Redação. E um deles foi, sem dúvida, o lançamento deste Blog de Leitura! Ter um espaço mais informal em que pudéssemos conversar com os educadores sobre o mundo literário era um sonho antigo.

Foram muitas reuniões de pauta para definirmos todos os detalhes. Até que, no dia 28 de maio, o blog teve sua grande estreia. Aos poucos, os leitores foram se acostumando ao novo espaço, às participações especiais e, principalmente, ao gosto e ao estilo linguístico da Anna, cujo toque pessoal deu vida para o projeto. Maior orgulho!

Enfim, temos muito a comemorar e a agradecer. Para dividir essa alegria com vocês, relembramos a seguir os 10 posts mais acessados desde a estreia.

10 livros essenciais para a formação do professor
Com mais de 30 mil visualizações, este post ficou disparado na liderança. Também pudera… A doutora em Educação Gisela Wajskop enumera 10 obras importantíssimas, tanto para quem está começando como para aqueles que investem constantemente na formação.

Os contos infantis de um jeito que você não imaginava
Quem acompanha o blog já sabe que a Anna adora compartilhar causos de sua relação com os livros. Neste texto, ela conta como conheceu e o que achou das coletâneas que apresentam outras versões das histórias de fantasia, bem diferentes das tradicionais.

Sugestões para as crianças darem os primeiros passos no mundo da leitura
Preciso fazer uma confissão: nós amamos listas!!! E esta foi uma das mais legais que publicamos, com seis obras infantis indicadas por Beatriz Gouveia, formadora do Instituto Avisa Lá. <3

Sites para baixar livros grátis
Quem nunca baixou materiais na internet que atire a primeira pedra. O Google nos oferece um mundão de possibilidades sem fim. Mas é aí que mora o problema… Encontrar links que valem a pena não é nada fácil. Neste post, você descobre alguns sites bacanas de download de livros.

Opções para apresentar a poesia às crianças
Taí mais um post sobre o universo infantil que fez sucesso entre os leitores. Desta vez, convidamos a escritora Bruna Escaleira a criar uma lista com indicações de leitura para apresentar os poemas às crianças. Vale relembrar!

Como é o trabalho de um tradutor de livros?
Fala a verdade… Antes de ler este post, quantas vezes você já tinha conferido o nome do tradutor antes de uma obra importada? A entrevista com o tradutor, romancista e professor Rubens Figueiredo se destaca por jogar luz num universo pouco conhecido por nós.

O Nobel de Literatura e as obras que você precisa conhecer
Provavelmente você já tenha ouvido falar de Patrick Modiano, Alice Munro, Mo Yan, Orhan Pamuk e J. M. Coetzee. Afinal, eles são ganhadores de um prêmio bem importante. Mas já leu os principais trabalhos deles? Neste post, a Anna dá o empurrão que faltava para você.

Clássico de Edgar Morin lança olhar para a Educação de amanhã
Todos os meses, em parceria com a revista NOVA ESCOLA, nós publicamos o Clássico do Mês. Nesta resenha escrita por Celina Monteiro, professora aposentada de História, você desvenda Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, do grande Morin.

Contos de fada repaginados
A jornalista Camila Camilo foi mais uma participante especial aqui do blog. O objetivo dela era reunir as releituras que quebram os estereótipos das princesas. “Charmosas, claro! Mas com dúvidas, pouca paciência e outros tantos defeitos”, como ela escreve.

Seja muito bem-vindo!
Vejam só que ironia… O último post desta lista é justamente o primeiro publicado no blog. E já são mais de 20 comentários por lá. O que isso significa? Que os leitores adoraram a ideia de contar com um espaço exclusivamente dedicado aos livros. Você não concorda?

 

Para finalizar, quero lembrá-los a colaborar com suas sugestões de temas para 2016, preenchendo o formulário disponível aqui. Tenho certeza de que a Anna vai voltar das férias com muitas novidades pra contar e louca pra saber o que vocês estão achando do blog.

Tudo de bom!

Abraços,
Elaine

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias