Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

7 livros essenciais para o professor de Ciências

Veja os títulos mais recentes ou desconhecidos que podem auxiliar no saber científico e na sala de aula

POR:
Anna Rachel Ferreira

foto-ciencias-elementos-shutter

Quem acompanha o blog há algum tempo já sabe. De vez em quando, eu chamo um professor parceiro para dividir conosco a lista de livros essenciais da disciplina que ele leciona. Contei com Gisela Wajskop, que listou os 10 livros essenciais para a formação do professor. Fábio D’Ângelo foi responsável pelo compilado de 10 livros sobre Educação Física. Heloísa Ramos elencou os 12 livros sobre Língua Portuguesa. Cássia Maria Vieira Silva indicou 5 livros sobre Educação Infantil. Maria da Paz Castro sugeriu 5 livros e 1 filme para falar sobre Inclusão. Juliano Sobrinho recomendou 10 livros para os professor de História.

Nesta semana falaremos sobre Ciências. Para isso, pedi ajuda ao professor Cristian Annunciato, formador de professores da Abramundo. Como a maioria já está muito familiarizada com clássicos, como A Origem das Espécies, de Charles Darwin (592 págs., 38, 90 reais), Cristian decidiu eleger títulos mais recentes ou desconhecidos que podem auxiliar no saber científico e na sala de aula. Confira:

capa-fisica-divertida-divulgacao

1 – Física Mais que Divertida (Eduardo de Campos Valadares, 327 págs., 68 reais)
O autor apresenta diversos experimentos que podem ser realizados tanto em sala de aula quanto em casa. Alguns são muito simples e outros precisam de instrumentos mais específicos e certos cuidados na construção. Todos utilizam materiais de baixo custo e fácil aquisição.

capa-historia-tudo-divulgacao

2 – Breve História de Quase Tudo (Bill Bryson, 544 págs., 72, 90 reais)
Bill explica temas complexos, como a teoria do Big Bang e a origem do Universo, de forma clara e sem utilizar aqueles termos técnicos que só cientistas compreendem. Para escrever sobre assuntos tão diversos, ele entrevistou especialistas de diversas áreas, o que garantiu a coerência nas explicações descritas.

capa-livro-ciencia-divulgacao

3 – O Livro da Ciência (Adam Hart-Davis, 352 págs., 59, 90 reais)
Apresenta de forma bem sucinta  o desenvolvimento da Ciência desde 600 a.C. até os tempos modernos. Cada sábio ou cientista apresentado tem sua obra descrita brevemente e o trabalho dele é relacionado com o de outras pessoas que vieram antes e depois. Desse modo, mostra a ciência como construção humana, com a participação de diversos indivíduos, desfazendo a ideia de que ela é resultado de gênios isolados, como muitas pessoas ainda acreditam.

capa-matematica-mortifera-divulgacao

4 – Saber Horrível (Vários autores, volumes vendidos separadamente)
Série que trata diferentes temas, como eletricidade, digestão e doenças, de uma forma ilustrada e bem-humorada. Apresenta curiosidades que chamam a atenção dos leitores mais jovens e, por ter uma linguagem coloquial, pode ser indicado para leitura e discussão com os alunos em sala.

capa-perdido-marte-divulgacao

5 – Perdido em Marte (Andy Weir, 336 págs., 44, 90 reais)
Livro de ficção, já adaptado para o cinema, conta como Mark Watney sobrevive em Marte após ter sido deixado para trás por sua equipe, que o considerava morto. A publicação é escrita na forma de diário e descreve os problemas científicos que alguém teria que resolver para viver em um planeta que não oferece as mesmas condições encontradas na Terra.

capa-seroes-benta-divulgacao

6 – Serões de Dona Benta (Monteiro Lobato, 192 págs., 42 reais)
Publicado na década de 1930, quando o autor buscou uma forma de apresentar conceitos de Física, Astronomia e Geografia, entre outros, de uma maneira diferente das publicações da época, que eram cheias de expressões de difícil compreensão.

capa-renovacao-ciencias-divulgacao

7 – A Necessária Renovação do Ensino das Ciências (António Cachapuz et. al [org.], 264 págs., 46 reais)
Este livro representa uma síntese de diferentes publicações, destacando a importância da alfabetização científica não somente para os futuros cientistas, mas também para o cidadão. Durante a leitura, os professores identificarão qual a visão de ciência que possuem, e as implicações dela no ensino que praticam. Resume vários anos de pesquisa da área de Ensino e Didática da Ciência.

Já conheciam esses livros? Há algum outro que gostariam de acrescentar? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Até o próximo post!

Anna Rachel

Tags

Guias

Tags

Guias