Família e escola: diferentes perfis de pais
Nem todos valorizam o ensino e estão próximos dos filhos, aponta estudo
30/11/2014
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
30/11/2014
O movimento Todos pela Educação dividiu pais e responsáveis de crianças e jovens de 4 a 17 anos em cinco grupos, de acordo com o vínculo que demonstravam ter com os alunos e quanto valorizavam o ensino (veja acima). O perfil ideal, de adultos próximos dos filhos e comprometidos com a escola, corresponde a apenas 12% do total. Para Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do movimento, a escola pode e deve trabalhar de maneiras diferentes com cada um dos perfis para torná-los mais próximos do ambiente escolar e dos estudantes.
Política
Conae 2014
Entre os dias 19 e 23 de novembro, Brasília sediou a Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento reuniu 4 mil educadores e representantes do poder público para discutir o ensino no país. Saiba mais aqui.
38ª é a posição do Brasil no ranking internacional que mede o domínio de língua inglesa em 63 países.
Fonte English Proficiency
Nobel da paz
Direito infantil em foco
A paquistanesa Malala Yousafzai, defensora do acesso de meninas à escola, e o indiano Kailash Satyarthi, que combate a exploração infantil, receberam o Nobel da Paz. A premiação foi comemorada no Brasil. "É necessário uma mudança radical na postura dos países para garantir o direito à Educação", diz Salomão Ximenes, advogado e doutor em Educação.
Tecnologia
Grande parte dos recursos educacionais disponíveis na internet não pode ser copiada ou adaptada. Um estudo da ONG Ação Educativa mostra que apenas 10,8% deles são de domínio público e só 4,3% são conteúdos livres. O restante está protegido por direitos autorais padrão.
Na internet
portaledh.educapx.com
O site criado pela prefeitura de São Paulo reúne textos, legislações e vídeos sobre Educação para os Direitos Humanos.
Creche
Trabalhar sem vagas para os filhos
Mesmo sem ter lugar para os filhos na creche, muitas mães de crianças pequenas trabalham (veja abaixo). Denise Carreira, da ONG Ação Educativa, diz que as mulheres, principalmente de classes populares, criam redes familiares e comunitárias para cobrir a ausência governamental. "As políticas de creches vêm avançando, mas ainda não suprem a demanda."
Mães que trabalham
Fonte Censo 2010
Edição: Paula Peres
Últimas notícias