Cinco dimensões da inclusão
Entenda o que deve ser feito em cada esfera para atender bem alunos com necessidades educacionais especiais (NEE)
POR: Elisa MeirellesA Educação inclusiva não é feita apenas pelo professor, e depende de um conjunto de fatores. "A inclusão pressupõe ampla transformação de estruturas e processos das redes de ensino. Para viabilizá-la, é imprescindível o envolvimento das diversas dimensões que interferem na comunidade escolar", explica Rodrigo Mendes, diretor do instituto que leva seu nome e produziu o diagrama abaixo, mostrando a responsabilidade de cada área.

Educação Infantil
Governos investem mais na etapa de matrícula obrigatória

Pesquisa mostra que os países do Mercosul priorizam a pré-escola em detrimento da creche. Ao analisar a legislação deles, nota-se que há investimentos maiores na etapa em que a matrícula é obrigatória - 4 ou 5 anos, de acordo com o país. Sobram menos recursos para as crianças mais novas.
Fonte Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
81% dos brasileiros não conhecem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou afirmam saber pouco sobre ele.
Fonte Datafolha e Alana
PNE
Site fará o acompanhamento das metas do plano

Está no ar o observatório do PNE, portal criado pelo movimento Todos pela Educação para acompanhar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. A iniciativa foi organizada em parceria com outras instituições ligadas à Educação, entre elas a Fundação Victor Civita (FVC), responsável por monitorar as metas 15 e 16. Saiba mais.
Leitura
Professores dizem ir pouco à biblioteca*

Quando perguntados sobre a frequência com que fazem atividades com as turmas na biblioteca, muitos docentes de cinco estados responderam "quase nunca" (veja o gráfico acima). Em compensação, a maioria dos estudantes do 9º ano desses lugares (entre 50% e 60%) disse frequentar o espaço "uma ou duas vezes por semana", em geral, por conta própria.
*Em porcentagem
Fonte MEC 2011
Formação
Estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 65% das empresas têm dificuldade para achar profissionais com boa qualificação. Entre as que enfrentam esse problema, 81% criam cursos de capacitação na própria empresa.
Comportamento
Punição para desrespeito a docentes

A Câmara dos Deputados estuda um projeto de lei que prevê punição ao aluno que desrespeitar professores ou violar regras de comportamento das escolas. Para Maria Isabel Leme, professora de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (USP), o projeto ataca o sintoma e não a causa. "O aluno pode até se comportar, mas o fará por medo e não por convicção."
Cultura africana

Pesquisa do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (Ceert), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Unesco, mostrou que o ensino da História africana e afro-brasileira no país ainda é pouco: 46% das escolas municipais, 39% das estaduais e apenas 6% das particulares abordam o tema.
Desigualdade
Porcentual de pessoas que nunca foram à escola é maior nas favelas

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo Demográfico 2010 aponta que o número de pessoas que nunca frequentaram a escola é consideravelmente maior em favelas, comparado a outras localidades urbanas. Os dados foram coletados em grandes cidades de todo o Brasil. Veja, ao lado, onde ocorrem as maiores desigualdades.
Fonte IBGE
Avaliação
Prova docente em discussão
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que institui o Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica (Enameb). Para que a prova tenha impacto positivo, é preciso abordar aspectos didáticos, ajudando a avaliar conhecimentos que o professor precisa ter para ensinar.
Com apuração de Larissa Teixeira e Paula Peres. Editado por Elisa Meirelles
Tags
Assuntos Relacionados