Brasil está entre os países com mais alunos por turma

POR:
NOVA ESCOLA
Estudo mostra que média de crianças por sala nos anos iniciais do Ensino Fundamental varia bastante entre nações
Brasil está entre os países com mais alunos por turma
Fonte Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

A publicação Education at a Glance 2013 confirma que a organização das salas de aula é diferente em cada país. No Brasil, um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados define o número máximo de crianças por classe: da pré- escola ao 2º ano do Ensino Fundamental deve ser até 25; nas demais séries pode chegar a 35. Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), diz que o número ideal depende do projeto pedagógico da escola. "Há que se pensar que tipo de Educação queremos. A construção coletiva de saberes entre alunos e professor, por exemplo, pede turmas menores."


Investimento
Royalties vão para a Educação

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a Educação e 25% para a saúde. A proposta segue agora para a sanção presidencial. Embora positiva, a medida não é suficiente para chegar aos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). Confira uma animação sobre o tema.


Avaliação

Levantamento das fundações Carlos Chagas (FCC) e Itaú Social feito em quatro redes de ensino indica que os educadores mudam o formato de provas que aplicam visando melhorar as notas dos alunos nas avaliações externas. Algumas escolas chegam a publicar as notas das turmas internamente para pressionar docentes.


Na internet 
atlasbrasil.org.br

O site traz dados do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM). A Educação teve um avanço de 128% no indicador entre 1991 e 2010. Apesar disso, ela ainda é o aspecto com menor nota (0,727) em relação aos outros avaliados: longevidade e renda.


8,6% dos estudantes que estão no 9º ano do Ensino Fundamental já trabalham.

Fonte Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2012


Direito de aprender
Ainda há salas inadequadas em unidades de internação

Ainda há salas inadequadas em unidades de internação
Fonte Conselho Nacional do Ministério Público 2013

Classes mal iluminadas, sem equipamentos e livros são realidade em muitas instituições de internação de menores. Maria de Salete Silva, oficial de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), diz que essa é só a ponta do iceberg. "As unidades precisam de projeto pedagógico e bons professores. Educação é direito."


Homofobia
Pesquisa discute atitude docente

Estudo da Universidade de Millersville, nos Estados Unidos, diz que educadores homossexuais repreendem menos a homofobia do que os colegas héteros. Para Rogério Diniz Junqueira, doutor em Sociologia e pesquisador do Inep, não há como responsabilizar apenas os docentes gays. "A maioria dos professores tende a se omitir. Não é justo querer que o elo mais frágil seja obrigado a enfrentar o problema, que é de todos."


Com apuração de Larissa Teixeira e Paula Peres. Editado por Elisa Meirelles

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias