Chilenos exigem Educação gratuita
31/08/2011
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Jornalismo
31/08/2011
Protestos por um ensino público de qualidade se tornaram frequentes no Chile nos últimos meses. A mobilização começou com estudantes e, em pouco tempo, foi encampada por docentes e representantes de outros setores. Entre as principais reivindicações está a gratuidade da Educação. Diferentemente dos brasileiros, 45,1% dos estudantes chilenos frequenta instituições privadas dependentes do governo e suas famílias têm de pagar parte dos custos dos estudos (veja os gráficos abaixo). Camila Croso, coordenadora da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, explica que "a gratuidade é um princípio básico do direito à Educação e o governo chileno precisa alterar o financiamento público para garanti-la".
Investimento
87 milhões% É o montante que foi disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto para o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Fonte Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Projetos para a Educação
Daniel Cara é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Por que muitas propostas que tramitam no Legislativo não têm relevância para a melhoria do ensino?
A explicação passa por dois fatores: projetos importantes são enviados pelo Executivo. Ao Legislativo, restam os periféricos. Diante disso, muitos parlamentares apresentam propostas demagógicas ou eleitoreiras.
Qual o impacto desses projetos periféricos?
Eles tomam tempo na pauta de debates. Enquanto propostas frágeis e pouco práticas são debatidas, temas importantes ficam marginalizados na Câmara e no Senado.
Como melhorar a situação?
É preciso valorizar as eleições parlamentares, acompanhar o trabalho dos eleitos e cobrar resultados.
Livros para o campo
Escolas receberão obras customizadas
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou em julho que, a partir de 2013, as escolas rurais receberão livros do Programa Nacional do Livro Didático no Campo. Para a professora Mônica Molina, especialista em Educação no Campo da Universidade de Brasília (UnB), a produção dos materiais é parte de um debate maior. "É preciso checar se os livros tratam de questões nacionais e locais, permitindo aos alunos entender as especificidades do modo de produção rural e as condições sociais das próprias famílias."
Calvin
Toda semana, uma nova tirinha sobre Educação com Calvin e seus amigos
Na internet
PNE. Site ajuda a acompanhar a tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020.
NOVA ESCOLA vai acompanhar o PNE até a sua aprovação
Quilombos
Diretrizes Nacionais começam a ser feitas
Ocorrem este ano três audiências públicas para colher propostas para as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Raimundo Moacir Feitosa, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), responsável pelo projeto,e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), explica que a ideia é orientar o sistema de ensino para as populações quilombolas.
Notícia e opinião
A notícia Tramitam na Câmara dois projetos de lei (PL) sobre violência contra o professor. O PL 604/11 propõe afastamento ou transferência do aluno acusado de agressão. Com o PL 267/11, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) incluirá o respeito ao professor como dever do estudante.
A opinião "Leis como essas não focam na formação do jovem nem fazem com que ele respeite mais o professor. Respeito é uma via de mão dupla, e também está ligado à maneira como o docente trata a turma. Escolas que superam a violência constroem um ambiente cooperativo, e não intimidativo. A solução deve ser pensada com a comunidade escolar."
Adriana Ramos é pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Bullying
Combate às agressões deve ser constante
Alagoas sancionou uma lei que obriga as escolas a sempre falar sobre bullying na semana de 7 de abril. A medida é vista com estranheza por Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O bullying é realidade em todo o país (veja o mapa à direita) e precisa ser trabalhado no cotidiano, com toda a comunidade escolar. "Ações pontuais não bastam. É preciso criar um ambiente que torne a criança pertencente à escola, com mudanças nas regras e na forma de tratar o problema."
Prova Brasil 2009
Quase dois anos depois, o Ministério da Educação (MEC) divulga boletins com resultados das escolas. Acesse.
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