Férias: sugestões de DVDs para os seus dias de folga

POR:
NOVA ESCOLA

Os melhores de 2009 

Listas com os melhores lançamentos em DVDs são uma ótima oportunidade para relembrar bons momentos vividos ao longo do ano - ou descobrir obras que marcaram a produção cultural. Neste brinde especial de fim de ano, que você recebe com a edição de dezembro de NOVA ESCOLA, confira alguns desses "novos clássicos" para curtir nos meses de recesso escolar.

Estou aqui para recrutá-los

Foto: Paulo Vitale

Harvey Milk (Sean Penn) cometeu o "crime" de sentir atração por alguém do mesmo sexo nos Estados Unidos na década de 1970. Na época, o preconceito se voltava até contra os professores gays, que os mais conservadores queriam proibir de trabalhar em escolas públicas. Combater esse contrassenso foi uma das bandeiras de Milk. Carismático, ele se tornou em 1977 o primeiro homossexual assumido a ter um cargo político no país ao ser eleito membro do quadro de supervisores de São Francisco. Sua vitória, no entanto, durou pouco: em 1978, aos 48 anos, foi assassinado por Dan White (Josh Brolin), um colega de gabinete e ex-policial. Para contar a curta trajetória desse personagem tão importante para a causa gay, Penn fez uma interpretação comovente, que lhe rendeu o Oscar.

Por que assistir Retrato fiel da luta dos homossexuais por respeito e igualdade.

Sobre o diretor É o mesmo de Elefante, trama inspirada no massacre da escola norte-americana Columbine, em que morreram 15 pessoas.

Milk - A Voz da Igualdade, Gus Van Sant, drama, 128 min., Universal


Vai um filme "pirata" aí?

Foto: Paulo Vitale

Depois de tentar boicotar, em vão, a rede de energia elétrica local, Jerry (Jack Black) fica magnetizado. Ao entrar na pequena locadora de vídeos que está aos cuidados de Mike (Mos Def) enquanto o dono (Danny Glover) viaja, ele apaga por acidente quase todo o acervo. Para amenizar o estrago e tentar sair de tamanha enrascada , os dois decidem refilmar às pressas longa-metragens inesquecíveis, como King Kong, Os Caça-Fantasmas e Conduzindo Miss Daisy. Usando sucatas, cenários de papelão e técnicas rudimentares de cinema, a dupla transforma cada filme em uma versão tosca de 15 minutos que passa a ser comercializada como se fosse a original. As fitas "pirateadas" logo caem no gosto do público, causando um rebuliço no bairro.

Por que assistir Hilariante volta aos anos 1980 e a diversos clássicos da telona.

Sobre o diretor São seus o filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, de 2004, com Jim Carrey, e alguns clipes da cantora islandesa Björk.

Rebobine, Por Favor, Michel Gondry, comédia, 102 min., Europa Filmes 


Castigo sem crime

Foto: Paulo Vitale

Depois de 15 anos na prisão, Juliette (Kristin Scott Thomas) vai para a casa da irmã, que mora em uma cidadezinha francesa com o marido, o sogro e duas filhas. Vendo o mundo de outra forma, ela precisa superar uma tragédia pessoal para recomeçar a vida.

Por que assistir Belíssimo mergulho no lado mais sombrio da alma humana.

Sobre o diretor Ganhador do César, é estreante na direção.

Há Tanto Tempo Que Te Amo, Philippe Claudel, drama, 115 min., Paramount 


O amor pela leitura

Foto: Paulo Vitale

O filme tem idas e vindas no tempo para acompanhar o affair entre um adolescente de 15 anos (na vida adulta, Ralph Fiennes) e uma mulher madura (Kate Winslet), que foi guarda de campo de concentração. Os encontros dos dois são sempre pontuados pela leitura de livros clássicos.

Por que assistir A Segunda Guerra Mundial longe dos clichês do gênero.

Sobre o diretor Produziu mais de 100 peças de teatro.

O Leitor, Stephen Daldry, drama, 123 min., Imagem Filmes 


Aos olhos da multidão

Foto: Paulo Vitale

Fiel ao romance homônimo de José Saramago, o filme trata da decadência da humanidade. Um oftalmologista perde a visão abruptamente e, em pouco tempo, toda a cidade está contaminada - à exceção da mulher dele (Julianne Moore).

Por que assistir Reflexão sobre a fragilidade do homem.

Sobre o diretor Seu primeiro grande sucesso de bilheteria foi Cidade de Deus, de 2002.

Ensaio Sobre a Cegueira, Fernando Meirelles, drama, 121 min., Fox


As mulheres e seus dramas

Foto: Paulo Vitale

No entra e sai de um salão de beleza libanês, mulheres vivem vários impasses. Uma delas está noiva, mas não é virgem. Outra, amante de um homem casado, passa o dia à espera da buzina do amado. Uma terceira sente-se atraída por mulheres.

Por que assistir Exemplo de convivência da mulher moderna com tradições arcaicas.

Sobre a diretora Interpreta a personagem principal.

Caramelo, Nadine Labaki, comédia romântica, 95 min., Imovision
 

Um vira-lata vira o jogo

Foto: Paulo Vitale

A podução inglesa com cara de Bollywood conta a vida de um adolescente indiano e pobre, Jamal Malik (Dev Patel), que está prestes a ganhar uma fortuna num programa de TV. Por saber todas as respostas, ele acaba torturado pela polícia.

Por que assistir Retrato moderno de Mumbai, uma das maiores cidades do mundo.

Sobre o diretor Ganhou o Oscar 2009 pelo filme.

Quem Quer Ser um Milionário?, Danny Boyle, drama, 120 min., Europa Filmes


O Rei na voz delas

Foto: Paulo Vitale

Em comemoração aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, clássicos como Emoções, Falando Sério e Como É Grande o Meu Amor por Você ganham interpretação de 18 vozes femininas, como as de Hebe Camargo, Sandy, Fafá de Belém e Adriana Calcanhoto.

Por que assistir Atuação memorável de um elenco único.

Sobre o diretor É responsável pela trilha do filme High School Musical Brasil.

Elas Cantam Roberto Carlos, Guto Graça Mello, música, 120 min., Sony


City tour incluído na diária

Foto: Paulo Vitale

Ainda que sua devoção a Nova York seja pública e notória, o diretor norte-americano Woody Allen se sai muito bem nesta trama, que tem como cenário - e às vezes atriz coadjuvante - a cidade de Barcelona, na Espanha. De férias na capital catalã, as amigas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson, a nova queridinha de Allen) conhecem o sedutor Juan Antonio (Javier Bardem), um artista plástico em crise criativa desde que se separou da intempestiva Maria Elena (a sempre ótima Penélope Cruz). Apesar de terem temperamentos quase opostos, as duas mulheres se apaixonam pelo rapaz enquanto se deixam levar também pelos encantos da metrópole. A história se desenrola num clima ora levíssimo, ora carregado de intensidade.

Por que assistir Uma série de cartões-postais de Barcelona pela lente afiada de Allen.

Sobre o diretor Além de escrever roteiros e dirigir, já atuou em diversos de seus filmes. Gosta de dizer que o cérebro é seu "segundo órgão favorito".

Vicky Cristina Barcelona, Woody Allen, comédia, 96 min., Imagem Filmes


Osso duro, coração mole

Foto: Paulo Vitale

A cada novo filme, Clint Eastwood só reforça duas premissas. A primeira: seu trabalho como ator é quase um patrimônio nacional norte-americano. A segunda: ele é tão bom na frente como atrás das câmeras. Como em Menina de Ouro, de 2004, Eastwood dirige e interpreta a história de Walt Kowalski, um veterano da Guerra da Coreia que vive na periferia de Detroit, num bairro de maioria asiática. Mal-humorado, preconceituoso e detestado por parentes e moradores das redondezas, ele se vê envolvido em uma constrangedora situação quando o vizinho adolescente é pressionado por uma gangue a roubar um carro antigo. Esse é o estopim para uma mudança no ponto de vista de Kowalski, que passa a incentivar o jovem a se afastar das más influências.

Por que assistir Brilhante construção de uma amizade nada comum.

Sobre o diretor Famoso pelos personagens durões vividos nas telas, chegou a ser prefeito de Carmel, cidade da Califórnia, entre 1986 e 1988.

Gran Torino, Clint Eastwood, drama, 116 min., Warner

 Veja outras indicações de DVDs

Leia também a lista com sugestões de livros para as férias

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias