Uma festa nota 10

Confira os principais momentos da maior premiação da Educação brasileira e a consagração de seus vencedores

POR:
Bianca Bibiano, Anderson Moço, Ana Rita Martins (Ana Rita Martins
Foto: Raquel Espírito Santo
TIME DE VITORIOSOS O melhor da Educação no país representado pelo grupo de 11 vencedores do prêmio. Foto: Raquel Espírito Santo

Mais de mil pessoas lotaram a Sala São Paulo, na capital paulista, no dia 19 de outubro, para conferir a 12ª edição do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. Envolvidos pelo clima de festa, os 11 premiados - dez professores e um gestor - acompanharam a cerimônia curiosos para saber quem, entre os professores, receberia o título de Educador do Ano. A emoção tomou conta da plateia quando Karla Emanuella Veloso Pinto, de Lavras, a 240 quilômetros de Belo Horizonte, foi a escolhida. "Esse prêmio é resultado do esforço em fazer cada aluno aprender. Quando os estudantes avançam, o sentimento é de dever cumprido", disse. Os educadores homenageados (retratados na foto acima) foram selecionados entre quase 4 mil inscritos de todo o Brasil: Ademir Testa Júnior (1), Claudia Tondato (2), Andréia Betina Legatzky Klitzke (3), Milca Luiza Toyneti dos Santos (4), Karla (5), Daniela Mazoco (6), Rosangela Guella Tamagnone (7), Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo (8), Maria Tereza Gomes de Almeida Lima (9), Amarildo Reino de Lima (10) e Áudrea da Costa Martins (11). Neste ano, a categoria Gestor Nota 10 premiou um diretor escolar em reconhecimento à importância de profissionais como Amarildo, de Samambaia, DF, para o avanço da qualidade da Educação.

Foto: Marcos Rosa
O NOME DA NOITE A professora Karla, de Lavras, MG, foi indicada pelo júri a Educadora do Ano de 2009. 
Foto: Marcos Rosa

O nome da Educadora do Ano foi definido, durante a premiação, por sete jurados - Regina Scarpa (coordenadora do grupo e responsável pela área pedagógica da Fundação Victor Civita), Claudio de Moura Castro (consultor da Presidência do Sistema Positivo), Francisco Soares (professor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Lino de Macedo (professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP), Mozart Neves Ramos (presidente-executivo do Compromisso Todos Pela Educação), Sílvia Carvalho (coordenadora do Instituto Avisa Lá) e Terezinha Rios (professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove). A professora Karla, que leciona Geografia, foi eleita pela implementação do projeto de ambiente virtual de aprendizagem, que proporcionou aos alunos de 8º e 9º anos novos meios para fazer pesquisas solicitadas como lição de casa. O detalhamento da iniciativa dela e dos demais educadores você confere nas próximas edições de NOVA ESCOLA.

A festa, uma realização da Fundação Victor Civita (FVC), teve o patrocínio do Grupo Positivo, da Gol Linhas Áreas Inteligentes e da Fundação Nestlé do Brasil e contou com a presença de professores, empresários e autoridades. Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), foi a primeira a falar: "Quem trabalha para que este país evolua certamente se lembra dos professores que lhe ensinaram tudo. Reconhecer isso é agradecer a todos os educadores". Em seguida, o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, destacou o papel da Educação, afirmando que ela é o alicerce mais importante para o crescimento brasileiro. "Acredito que podemos ampliar nosso potencial desenvolvendo cada vez mais a Educação", disse. Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, também transmitiu uma mensagem significativa a todos os professores: "O educador tem de fazer nascer o desejo da aprendizagem no aluno. Isso não significa despejar conhecimento, mas despertar o desejo de saber" (confira outros depoimentos da noite abaixo).

Fotos: Marcos Rosa
Paulo Renato Souza, Alexandre Schneider, Cristóvam Buarque e Regina Scarpa. Fotos: Marcos Rosa

"Uma abordagem diferenciada do conteúdo disciplinar atrai o interesse dos alunos. Isso fica claro em todos os projetos premiados este ano."
Paulo Renato Souza, secretário de Educação do Estado de São Paulo

"Professor bom é o que sabe ensinar, mas para ensinar hoje, em meio a tanta tecnologia, o educador tem de ser diferente dos do passado."

Alexandre Schneider, secretário de Educação do Município de São Paulo

"Quando queremos ver como será o futuro do Brasil, olhamos para a escola. Ao ver a qualidade dos trabalhos escolhidos, acreditamos que um futuro melhor é possível."
Cristóvam Buarque, senador e ex-ministro da Educação

"Os professores precisam estudar sempre para ensinar cada vez melhor. É importante saber usar as tecnologias a favor da aprendizagem."
Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita e presidente do júri do prêmio

Foto: Kriz Knack
A ANFITRIÃ A atriz Marília Pêra apresentou a cerimônia e relembrou os mestres que marcaram sua vida. Foto: Kriz Knack

A cerimônia teve a apresentação da atriz Marília Pêra, que comoveu a plateia ao lembrar os muitos mestres que teve em sua vida, especialmente o pai, Manoel. O público foi embalado por músicas da cantora Adriana Calcanhotto e por acordes do Trio + 1 + 4, regido pelo maestro Benjamim Taubkin, além de ouvir um solo do luthier (músico profissional fabricante de instrumentos de corda) Roberto de Matos. O gestor e os dez professores receberam o troféu, uma escultura da artista plástica Maria Bonomi, das mãos de personalidades: 

- Giancarlo Civita, presidente executivo do Grupo Abril, entregou o prêmio para Karla Emanuella Veloso Pinto (Geografia, Lavras, MG). 
- Fernando José de Almeida, vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, para Ademir Testa Júnior (Educação Física, Bocaina, SP).
- Alexandre Alves Schneider, secretário municipal de Educação de São Paulo, para Claudia Tondato (Língua Portuguesa, São Caetano do Sul, SP). 
- Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, para Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo (Língua Portuguesa, São Luís, MA). 
- Maria Nilene Badeca, presidente interina do Conselho Nacional de Secretários de Educação, para Rosangela Guella Tamagnone (Arte, Caxias do Sul, RS). 
- Paulo Renato Souza, secretário de Educação do Estado de São Paulo, para Milca Luiza Toyneti dos Santos (Alfabetização, Itápolis, SP). 
- Flávio Arns, presidente da Comissão de Educação do Senado Federal, para Maria Tereza Gomes de Almeida Lima (Língua Portuguesa, São João del-Rei, MG). 
- Tarcisio Gargioni, vice-presidente de marketing da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, para Andréia Betina Legatzky Klitzke (Matemática, Joinville, SC). 
- Oriovisto Guimarães, presidente do Grupo Positivo, para Áudrea da Costa Martins (Arte, São Leopoldo, RS). 
- Maria Helena Sato, diretora da Fundação Nestlé Brasil, para Daniela Mazoco (Matemática, Urupês, SP). 
- Cristóvam Buarque, senador e ex-ministro da Educação, para Amarildo Reino de Lima (Gestor Nota 10, Samambaia, DF).

Fotos: Kriz Knack
A BOA MÚSICA Ao piano, Benjamim Taubkin. Nas cordas, Roberto de Matos e Adriana Calcanhotto. 
Fotos: Kriz Knack

No encerramento da cerimônia, o nome de Karla foi anunciado como Educadora do Ano por Victor Civita Neto, diretor geral da Abril Digital.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias