Deixar de explicar porque o tema é complicado

POR:
Heloisa Ramos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores e foi colunista de NOVA ESCOLA até 2013.

Clique aqui para mandar a sua dúvida para a nova colunista

 

Do ponto de vista conceitual, podemos dizer que nenhum conteúdo é simples. Isso, no entanto, não quer dizer que você deve deixar de falar sobre um assunto por considerá-lo complexo demais. Um mesmo conteúdo pode ser trabalhado em diferentes níveis de profundidade, de acordo com a etapa de desenvolvimento e os saberes dos alunos. A construção do conhecimento é um processo progressivo, que perdura por toda a vida. Abordagens sucessivas vão aproximando cada vez mais as pessoas do saber. Em vez de deixar de lado um ou outro tema, cabe ao professor estar atento às expectativas de aprendizagem que traçou para a turma e ter claro o que ele espera que os estudantes aprendam. Lembre-se de que um mesmo assunto pode reaparecer em vários momentos da escolaridade. A cada etapa, há novos objetivos a serem alcançados, que precisam ser estabelecidos tendo como base o grau de compreensão da turma. Levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos é um bom termômetro para planejar as aulas sem deixar temas complexos de lado nem trazer explicações profundas demais para cada faixa etária.